dc.contributor.advisor | Cordenonsi, Andre Zanki | |
dc.creator | Simioni, Marilu de Avila Fialho | |
dc.date.accessioned | 2019-06-26T12:15:07Z | |
dc.date.available | 2019-06-26T12:15:07Z | |
dc.date.issued | 2019-03-11 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17149 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to analyze the implications of the creative process in text production activities on digital platforms. Then, we selected a group of 23 students from the eighth grade of elementary school who were offered reading and writing activities. At first, the productions of the texts took place in conventional writing spaces. Subsequently, in a second step, the same themes were addressed in writing activities that were used from websites for creating videos and comics. To evaluate the differences found in these two segments, we use elements of textual linguistics, more precisely the concepts of continuity, progression, articulation and non-contradiction. With this, we can identify which of these principles are more compromised or favored with the use of different platforms for textual production. Our analysis indicated that these spaces can promote the student‟s creativity, since some parameters are respected. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Produção de textos | por |
dc.subject | Plataformas digitais | por |
dc.subject | Parâmetros de textualidade | por |
dc.subject | Textual production | eng |
dc.subject | Digital platforms | eng |
dc.subject | Textually parameters | eng |
dc.title | Implicações no processo criativo de produção textual em língua portuguesa em diferentes mídias | por |
dc.title.alternative | Implications in the creative process of textual production in portuguese language in different media | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar quais são as implicações surgidas no processo criativo em atividades de produção de textos em plataformas digitais. Para tal, escolhemos um grupo de 23 estudantes do oitavo ano do ensino fundamental ao qual foi proposta a realização de atividades de leitura e escrita. Em um primeiro momento, as produções dos textos ocorreram em meio escrito convencional. Subsequentemente, em uma segunda etapa, os mesmos temas foram abordados em atividades de escrita que se utilizaram de Websites de criação de vídeos e histórias em quadrinhos. Para avaliar as diferenças encontradas nesses dois segmentos, utilizamos elementos da linguística textual, mais exatamente os conceitos de continuidade, progressão, articulação e não contradição. Com isso, podemos identificar quais desses princípios são mais comprometidos ou favorecidos com o uso de diferentes plataformas para a produção textual. Nossa análise mostrou que tais espaços podem servir como impulsionadores de criatividade em sala de aula, desde que sejam respeitados os parâmetros textuais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |