Comportamento estratégico e fatores críticos de sucesso: uma pesquisa em microcervejarias artesanais do Rio Grande do Sul
Abstract
A sobrevivência e o desenvolvimento das organizações no ambiente competitivo exigem das
empresas uma busca contínua por estratégias cada vez melhores para realizar seus processos,
elevar o desempenho organizacional e competir com produtos e serviços com elevado padrão de
qualidade, o que demanda uma constante evolução, tanto em tecnologia como em exigências do
mercado. Por isso, diante das situações enfrentadas dentro e fora da organização, e considerando
o desejo da empresa em alcançar vantagem competitiva e sucesso organizacional, mais rápidas
devem ser as respostas às mudanças. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo examinar a
relação entre o comportamento estratégico e os fatores críticos de sucesso das microcervejarias
artesanais do Rio Grande do Sul. Para tanto, buscou-se embasamento teórico principalmente nos
ensinamentos de Miles e Snow (1978), no que diz respeito ao comportamento estratégico, e
também em Rockart (1979), em relação aos fatores críticos de sucesso. Essa análise se fez
importante pelo fato de, mesmo no período de recessão atravessado pelo Brasil, com inúmeras
empresas encerrando as suas atividades, o ramo de microcervejarias artesanais apresentou um
crescimento superior a 30% ao ano, nos últimos quatro anos. O tipo de pesquisa desenvolvida foi
a quantitativa, e a estratégia utilizada foi a survey. O universo de análise compreendeu todas as
microcervejarias artesanais do estado do Rio Grande do Sul, que, conforme informado pelas
entidades representativas, gira em torno de 253 empresas, sendo elas ciganas ou não. A amostra
compreende 120 empresas de todas as regiões do Rio Grande do Sul, e a coleta dos dados ocorreu
por meio eletrônico ou presencial. Os resultados das análises estatísticas identificaram que o
comportamento estratégico analítico possui significativa relação com os fatores críticos de
sucesso com alto nível de importância, e que caracterizam tanto a organização quanto o dirigente,
são eles: reputação da empresa; orientação empreendedora; planos para o futuro; habilidades
gerenciais; trabalho duro; recursos humanos e inovação. Outra relação significativa identificada
está entre o comportamento estratégico defensor e os fatores críticos de sucesso, que
apresentaram um nível médio de importância para a organização, como a responsabilidade social
e a idade da empresa. Destaca-se que as análises referem-se às microcervejarias artesanais do RS,
o que é um fator limitador por impossibilitar a generalização de resultados para as
microcervejarias de todo o Brasil. Para estudos futuros, sugere-se agregar essa pesquisa ao
construto “capacidade dinâmica” e “desempenho organizacional”, com o intuito de expandi-la a
nível nacional, ou ainda estabelecer um comparativo com microcervejarias artesanais de outro
país.
Collections
The following license files are associated with this item: