dc.contributor.advisor | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Silva, Jorge Paiva da | |
dc.date.accessioned | 2019-07-12T12:55:15Z | |
dc.date.available | 2019-07-12T12:55:15Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17423 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This writing deals with political affairs for promoting higher education access,
mainly for the public university, through the Expansion Program of the Government of
Lula. The research sought for understanding the dynamical approach of that
expansionist wave by some principal factors, such as social, political, economical and
cultural, which helped by creating an educational center of the Universidade Federal
de Santa Maria. This center is located in the countryside of RS, the North Region,
with a campus in Frederico Westphalen and another one in Palmeira das Missões,
and it is the object of the case study, for it shows the legitimity visibility of a local
reality and it integrates, since the beginning of the Government of Lula, the goal of
reach up the 30% goal of university students of people aged between 18 to 24 yearold.
From the center and its campi perspective, it is noted that succeeding in
promoting access for higher education, as well as considering the external strategic
role of the public university for social and economic development. However,
according to data collected through university management instruments, internal
problems, such as standing guarantee for students, food, campus housing,
scholarship, so far, all they are some indicators which display the expansion reality
cause hope and fear around the university community to guarantee quality services,
as the high speed of it did not set democratic discussions about understanding it as a
project to reform and renew the public university. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Public affairs | eng |
dc.subject | University | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Expansion | eng |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Universidade | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Expansão | por |
dc.title | Reforma, expansão e renovação da universidade pública: um estudo de caso CESNORS | por |
dc.title.alternative | Public university reformation, expansion and renovation: CESNORS study case | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho trata das atuais políticas públicas para acesso à educação
superior, em especial à universidade pública, através do programa de expansão do
Governo Lula. A pesquisa teve a intenção de compreender a dinâmica dos
momentos dessa expansão através de alguns dos principais fatores sociais,
políticos, econômicos e culturais, que contribuíram na criação de um centro de
educação da Universidade Federal de Santa Maria na região norte do interior do RS,
composto por um campus no município de Frederico Westphalen e outro campus no
município de Palmeira das Missões. Este centro é aqui objeto de estudo de caso, na
medida em que apresenta a realidade local legítima e integra, desde o início do
projeto do Governo Lula, a meta dessa expansão nacional da universidade pública
de atingir 30% da população de estudantes universitários de 18 a 24 anos. Com a
perspectiva do referido centro e seus campi, observa-se o cumprimento de promover
o acesso às vagas para educação superior, reconhecendo o papel estratégico
externo da universidade pública para o desenvolvimento econômico, social e
cultural. Neste intervalo de tempo, segundo levantamento de dados coletados por
instrumentos de gestão universitária, problemas internos como permanência de
alunos, alimentação, moradia, bolsas de estudo, entre outros, são alguns
indicadores que evidenciam que essa realidade de expansão causa esperanças e
inseguranças na comunidade universitária para garantir a qualidade de seus
serviços, pois seu ritmo acelerado não oportunizou espaços democráticos de
discussões para entendê-la como projeto de reformar e renovar a universidade
pública. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |