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dc.contributor.advisorOurique, Maiane Liana Hatschbach
dc.creatorSilva, Jorge Paiva da
dc.date.accessioned2019-07-12T12:55:15Z
dc.date.available2019-07-12T12:55:15Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17423
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis writing deals with political affairs for promoting higher education access, mainly for the public university, through the Expansion Program of the Government of Lula. The research sought for understanding the dynamical approach of that expansionist wave by some principal factors, such as social, political, economical and cultural, which helped by creating an educational center of the Universidade Federal de Santa Maria. This center is located in the countryside of RS, the North Region, with a campus in Frederico Westphalen and another one in Palmeira das Missões, and it is the object of the case study, for it shows the legitimity visibility of a local reality and it integrates, since the beginning of the Government of Lula, the goal of reach up the 30% goal of university students of people aged between 18 to 24 yearold. From the center and its campi perspective, it is noted that succeeding in promoting access for higher education, as well as considering the external strategic role of the public university for social and economic development. However, according to data collected through university management instruments, internal problems, such as standing guarantee for students, food, campus housing, scholarship, so far, all they are some indicators which display the expansion reality cause hope and fear around the university community to guarantee quality services, as the high speed of it did not set democratic discussions about understanding it as a project to reform and renew the public university.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPublic affairseng
dc.subjectUniversityeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectExpansioneng
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectExpansãopor
dc.titleReforma, expansão e renovação da universidade pública: um estudo de caso CESNORSpor
dc.title.alternativePublic university reformation, expansion and renovation: CESNORS study caseeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho trata das atuais políticas públicas para acesso à educação superior, em especial à universidade pública, através do programa de expansão do Governo Lula. A pesquisa teve a intenção de compreender a dinâmica dos momentos dessa expansão através de alguns dos principais fatores sociais, políticos, econômicos e culturais, que contribuíram na criação de um centro de educação da Universidade Federal de Santa Maria na região norte do interior do RS, composto por um campus no município de Frederico Westphalen e outro campus no município de Palmeira das Missões. Este centro é aqui objeto de estudo de caso, na medida em que apresenta a realidade local legítima e integra, desde o início do projeto do Governo Lula, a meta dessa expansão nacional da universidade pública de atingir 30% da população de estudantes universitários de 18 a 24 anos. Com a perspectiva do referido centro e seus campi, observa-se o cumprimento de promover o acesso às vagas para educação superior, reconhecendo o papel estratégico externo da universidade pública para o desenvolvimento econômico, social e cultural. Neste intervalo de tempo, segundo levantamento de dados coletados por instrumentos de gestão universitária, problemas internos como permanência de alunos, alimentação, moradia, bolsas de estudo, entre outros, são alguns indicadores que evidenciam que essa realidade de expansão causa esperanças e inseguranças na comunidade universitária para garantir a qualidade de seus serviços, pois seu ritmo acelerado não oportunizou espaços democráticos de discussões para entendê-la como projeto de reformar e renovar a universidade pública.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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