Por uma docência institucionária: professores(as)- formadores(as) dos cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha e seus processos auto(trans)formativos
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2019-01-17Metadatos
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Esta tese de Doutorado em Educação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). O objetivo principal da pesquisa foi compreender os
processos constitutivos e auto(trans)formativos da/na docência dos(as) professores(as)-formadores(as) dos
Cursos de Licenciatura do Instituto Federal Farroupilha. Trata-se de uma pesquisa qualitativa investigativoformativa, do tipo Pesquisa-auto(trans)formação, tendo como proposta epistemológico-política os Círculos
Dialógicos Investigativo-formativos que se constituem pela aproximação entre os Círculos de Cultura (FREIRE,
2014a) e a Pesquisa-formação (JOSSO, 2010a), sendo uma reinvenção desenvolvida pelo Grupo Dialogus. Os
Círculos Dialógicos são compostos por oito movimentos: escuta sensível e olhar aguçado; emersão/imersão
das/nas temáticas; distanciamento/desvelamento da realidade; descoberta do inacabamento; diálogos
problematizadores; registro re-criativo; conscientização e auto(trans)formação. Esses movimentos foram se
tramando, dialógica e dialeticamente, a partir de quatro eixos de prática (JOSSO, 2010a, 2010b): 1º)
engajamento do pesquisador (conhecimento de si e do processo formativo); 2º) diálogos nos Círculos Dialógicos
com os(as) interlocutores(as)-coautores(as) da pesquisa sobre suas teorizações, de onde emergiram as temáticas
geradoras e novas teorizações; 3º) diálogo metaexperencial com outros(as) pesquisadores(as) no plano da
metodologia e da teorização – Grupo Dialogus e 4º) socialização com os(as) coautores(as) de algumas tomadas
de consciência e conhecimentos produzidos, vivenciados e registrados durante a pesquisa. Além de Paulo Freire
(1998, 2013a, 2014a) e Marie-Christine Josso (2010a, 2010b), realizamos a interlocução com outros
pesquisadores como Henz (2015), Imbernón (2009, 2010, 2011), Marcelo García (1999), Nóvoa (2009), Pimenta
e Anastasiou (2014), dando consistência teórica à pesquisa. Como instrumentos metodológicos foram utilizados
questionários com os(as) professores(as)-formadores(as) e licenciandos(as); cartas; 11(onze) Círculos Dialógicos
Investigativo-formativos (presencial e por videoconferência), de onde emergiram as 6(seis) temáticas geradoras,
a partir dos diálogos problematizadores. São elas: 1ª) construção da identidade dos(as) professores(as)-
formadores(as); 2ª) área específica X área pedagógica; 3ª) (des)integração entre as diferentes áreas do
conhecimento; 4ª) PeCCs nas Licenciaturas; 5ª) espaço-tempo para auto(trans)formação permanente; 6ª)
Círculos Dialógicos como possibilidade de compartilhamento e auto(trans)formação permanente com
professores(as). Para compreensão dos constructos investigativos que emergiram das/nas temáticas geradoras foi
utilizada a abordagem Hermenêutica (GADAMER, 1999). Na polissemia das diferentes vozes dos(os)
professores(as)-formadores(as) ficou evidenciado que o espelhamento dos antigos mestres e dos modelos
trazidos das universidades exercem fortes influências na constituição da identidade docente. Além disso, a
dificuldade em realizar um trabalho articulado, cooperativo e compartilhado entre os docentes das diferentes
áreas do conhecimento se apresenta como um desafio, embora reconheçam a importância dessa articulação no
desenvolvimento do trabalho pedagógico e em sua formação docente. Por outro lado, o currículo referência, as
PeCCs, os estágios que perpassam as práticas profissionais, bem como a possiblidade de atuação em diferentes
níveis e modalidades de ensino se mostraram como possibilidades de práxis que vem sendo protagonizadas
pelos(as) profissionais de educação no contexto das Licenciaturas do IF Farroupilha, delineando a constituição
de uma Docência Institucionária. Para isso, a pesquisa apontou a necessidade de espaços-tempo para a
auto(trans)formação permanente com professores(as)-formadores(as), sendo os Círculos Dialógicos uma
possibilidade viável de compartilhamento e auto(trans)formação, por meio do diálogo problematizador e da
reflexão permanente na, da e sobre a práxis docente.
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