Investigação do processo de aprendizagem de cálculo num curso de engenharia florestal: o uso do software Winplot na aplicação de unidades de ensino potencialmente significativas
Abstract
Devido as dificuldades apresentadas por estudantes de cursos de graduação em Engenharias
nas disciplinas das áreas exatas, tem-se procurado muitas teorias e metodologias para facilitar
e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, em especial de Cálculo. Nessa procura, a
Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por David Ausubel destaca que o
processo de ensino aprendizagem precisa fazer com que o educando consiga relacionar, de
maneira não-arbitrária e não-literal, as novas informações recebidas com aspectos relevantes
da sua estrutura cognitiva. Desta forma, essa teoria enfatiza que para que a aprendizagem seja
significativa, é necessário então que, segundo Moreira (2012): o material a ser aprendido seja
potencialmente significativo para o aprendiz, isto é, relacionável (ou incorporável) a sua
estrutura cognitiva de forma não-arbitrária e não-literal (substantiva) e, ainda, o aprendiz deve
manifestar uma predisposição de relacionar o novo material de maneira substantiva e nãoarbitrária
a sua estrutura de conhecimento. Também temos que as tecnologias da informação e
comunicação precisam estar inseridas constantemente no processo de aprendizagem, como
ferramentas que podem ajudar a tornar o material proposto potencialmente significativo para
o aluno. Assim sendo, o trabalho de pesquisa visou investigar algumas situações-problema e
elaborar atividades de ensino, que sejam potencialmente significativas, e que venham a
proporcionar uma aprendizagem significativa em alguns conteúdos da disciplina de Cálculo I.
Foi dado foco em como se dá o processo de aprendizagem de unidades de ensino
potencialmente significativas (UEPS) da disciplina de Cálculo I auxiliada pelo uso do
software Winplot num curso de graduação em Engenharia Florestal. Observa-se nos
resultados obtidos que a utilização das UEPS aliadas ao uso de softwares computacionais ou
aplicativos de aparelhos móveis de comunicação (como tablets ou smartphones) pode
favorecer a ocorrência da aprendizagem significativa dos estudantes. E essa aprendizagem
significativa promovida pela UEPS faz com que os alunos consigam reter em suas estruturas
cognitivas os principais conceitos dos conteúdos estudados, e isso se deve muito à análise
gráfica das características e propriedades das funções representadas no plano cartesiano do
software utilizado durante os estudos em sala de aula.
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