O uso da tecnologia da informação e comunicação auxiliando a aprendizagem de crianças de dois a três anos
Resumo
O contato da criança com o computador se inicia antes mesmo de ir para a escola, pois
em casa, os pais já utilizam a tecnologia para seus próprios trabalhos e assim os filhos já
têm contato com a tecnologia. É necessário buscar atividades para que a criança possa,
junto ao uso adequado do computador, ser assistida na construção da sua inteligência e
assim promover o desenvolvimento da aprendizagem infantil. Para isto definiu-se o foco
de pesquisa: a criança de dois a três anos de idade, pois nesta faixa, ela já consegue
interagir com o computador permitindo assim o seu desenvolvimento psicológico com o
uso de software educativo. Foi necessário verificar o quê a criança é capaz de aprender
de acordo com a sua capacidade intelectual e o quê é importante estimulá-la para a
formação de idéias, neste sentido foi realizado uma pesquisa qualitativa baseando-se em
análises nesta área. Mas além das atividades que estimulam a construção da inteligência é necessário buscar o conteúdo de ensino para compor o software educativo com a finalidade de criar o conhecimento na criança. Assim, foi realizado um estudo do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil do governo Brasileiro e também do Programa de Educação Inicial do governo Uruguaio. Com estas análises junto aos requisitos de software pode-se propor elementos que os Software educativos devem abordar para a faixa etária eleita.