Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFalkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.creatorTornquist, Andressa
dc.date.accessioned2019-07-31T15:53:57Z
dc.date.available2019-07-31T15:53:57Z
dc.date.issued2011-12-10
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17649
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe main innovation of the last decades in the educational area was the creation, implantation and improvement of Distance Education, educational modality where teaching is made through different technological resources, what allows to teachers and students to develop educational activities in different places and time. The objective of this research is to study this resources and try to establish, through the application of questionnaires, a panorama of the different medias used in distance university courses at Santa Cruz do Sul City (RS). The questionnaires, that had objective and discursive questions, were answered by the EAD managers of the universitary institutions that offer distance courses in this city (there were answered three questionnaires, one in each institution). At the distance courses offered by the Santa Cruz do Sul (RS) institutions was observed the use of different combined medias in a same course, in special the printed material, internet and the audiovisual media. During the research, the different medias were characterized, and by this characterization with the answers of the questionnaires, it is emphasized the importance of an appropriate and planned choice of the medias for distance courses, especially because the quality of a distance course is given by the medias and pedagogic processes adopted in teaching and learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEaD (Educação a Distância)por
dc.subjectPanorama da Eadpor
dc.subjectMídias utilizadas na Eadpor
dc.titlePanorama de mídias utilizadas na educação a distância no município de Santa Cruz do Sul - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoA principal inovação das últimas décadas na área educacional foi a criação, implantação e aperfeiçoamento da Educação a Distância, modalidade educacional em que o ensino é mediatizado por diferentes recursos tecnológicos, permitindo que professores e alunos desenvolvam atividades educativas em lugares e tempos diversos. O objetivo desta pesquisa é estudar esses recursos e estabelecer, através da aplicação de questionários, um panorama das diferentes mídias utilizadas em cursos superiores a distância no município de Santa Cruz do Sul (RS). Os questionários, com questões objetivas e discursivas, foram respondidos pelos gestores EAD das instituições de Ensino Superior que oferecem cursos a distância nesta cidade (em um total de três questionários respondidos, um em cada instituição pesquisada). Observou-se, nos cursos a distância oferecidos pelas instituições de Santa Cruz do Sul (RS), a utilização de diversas mídias combinadas em um mesmo curso, tendo sido prevalentes o material impresso, a internet e a mídia audiovisual. Durante a pesquisa pode-se caracterizar as diferentes mídias, e dada esta caracterização agregada às colocações dos entrevistados, enfatiza-se a importância de uma adequada e planejada escolha destas para cursos a distância; especialmente, porque, a qualidade de um curso a distância perpassa às mídias e os processos pedagógicos adotados no ensino e na aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto