Atividades escolares de língua inglesa mediadas pelo blog em uma turma de 9º ano do ensino fundamental
Abstract
Este artigo relata o desenvolvimento de algumas atividades escolares de Língua Inglesa mediadas pelo blog com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da EMEF Lourenço Dalla Corte, em Santa Maria - RS. Os objetivos deste estudo foram investigar o blog como recurso didático, verificar o potencial desse recurso para desenvolver a habilidade de leitura e de produção textual nos alunos e observar o interesse, a participação e a interação entre os alunos ao trabalharem com essa ferramenta tecnológica durante as aulas de Língua Inglesa. A concepção metodológica empregada foi a Investigação - Ação Educacional, em que o professor investiga a própria prática docente, ao planejar, implementar, observar e reformular as atividades escolares, a fim de potencializar o ensino-aprendizagem. Além disso, no final das atividades, os alunos responderam a um questionário em que puderam expressar o próprio ponto de vista com relação às atividades mediadas pelo blog. De acordo com as observações e reflexões realizadas sobre as aulas, bem como em relação às respostas dos alunos ao questionário aplicado no final das atividades, concluiu-se que as atividades escolares de Língua Inglesa mediadas pelo blog como recurso didático foram significativas para a maioria dos alunos. Pois além de apresentarem motivação e interesse, a aprendizagem ocorreu de forma satisfatória, uma vez que eles interagiram entre si, por meio de postagens e comentários no blog, buscaram o conhecimento da disciplina que não tinham, ou não lembravam, pedindo ajuda da professora, pesquisando o vocabulário no dicionário e na Internet e revisando os conteúdos já vistos em aula. Assim, desenvolveram as habilidades de leitura e escrita em Língua Inglesa no momento em liam e comentavam os textos dos colegas e que produziam seus próprios textos. Nesse sentido, também se observou que o potencial do blog como recurso didático pode ser satisfatório para o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura, desde que haja interação e participação efetivas dos envolvidos.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]