Estratégias discursivas envolvidas na construção da embalagem do suco Dobem
Abstract
O presente estudo propõe uma análise de como são produzidas as estratégias de significação visual da embalagem do suco “dobem”, para construir sentidos no consumidor, reforçando o posicionamento da marca e levando à persuasão para a compra do produto. A embalagem desempenha uma importante função na cadeia produtiva dos produtos, tanto do ponto de vista funcional, quanto mercadológico. Além disso, ela faz parte do processo de comunicação das marcas e é um dos grandes diferenciais do produto no ponto de venda. As análises contarão com a metodologia baseada no livro Introdução à análise da imagem (1994), da autora Martine Joly, classificando as mensagens da imagem em três partes: mensagem plástica, icônica e linguística. Como complemento, também serão empregados alguns aspectos do livro Introduccion a La Teoria de La Imagen (2006), do autor Justo Villafañe, pois traz teorias sobre os elementos visuais que podem ser utilizadas. Através desta análise, conseguimos identificar que os elementos visuais presentes na embalagem do suco, como as cores, linhas, formas, texturas, molduras, entre outros, produzem sentidos que colaboram no processo persuasivo e, consequentemente, na compra do produto.
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