Projeto Marte: um projeto de trabalho para o ensino médio
Abstract
A presente investigação que traz como tema a utilização de Projetos de Trabalho como uma
possibilidade no Ensino da Arte no Ensino Médio, teve como objetivo geral buscar na abordagem
metodológica dos Projetos de Trabalho, uma outra maneira de ensinar e aprender Arte. Este trabalho
que teve como fundamentação teórica as idéias de Fernando Hernández aliado a outros autores,
primou por desenvolver nos sujeitos da pesquisa as capacidades de trabalhar em equipe, tomar
decisões e comunicar-se de maneira criativa e sensível; a formular e resolver problemas relacionados
a situações adversas; a contribuir para a reconstrução da identidade dos sujeitos em relação às
diversas leituras da realidade que lhes cercam e que necessitam aprender a interpretar. O trabalho de
campo deu-se através da execução e análise do Projeto Marte – Maristas em Arte, onde os alunos
foram envolvidos no planejamento e realização em todas as etapas da proposta. Sob a abordagem
qualitativa as informações foram obtidas através de diferentes fontes, incluindo diário de campo,
observação participante, entrevista aberta e análise documental. A coleta de dados aconteceu
durante o ano letivo de 2005 – de março a novembro - no Colégio Marista Santa Maria na cidade de
Santa Maria, RS.
Collections
- Educação Especial [20]
The following license files are associated with this item: