Análise de desempenho do sistema de atendimentos de serviços em concessionária de energia
Resumo
Este trabalho apresenta uma metodologia que permite o estudo do comportamento de um ambiente de distribuição de ordens de serviço em empresas de energia elétrica. Os componentes deste ambiente possuem uma diversidade de comportamentos, pois tanto a variação no ingresso de demandas como no comportamento dos recursos cria um ambiente com decisões conflitantes e, principalmente, de difícil análise do resultado da ação a médio e longo prazo, ocasionando uma diminuição do nível de serviço prestado pela empresa. Assim, a proposta do trabalho é modelar o problema estocástico em questão, possibilitando aumentar o conhecimento sobre o problema e a partir disso simular diferentes políticas de gerenciamento de serviços. Considerando este cenário, o problema foi modelado e um software de simulação foi desenvolvido, integrando o comportamento estocástico das variações dos seus componentes com a solução determinística de roteamento já implantado na empresa AES Sul. Após a validação do processo de simulação, quatro cenários foram criados e testados na aplicação de simulação. Estes cenários alteraram a quantidade de equipes disponíveis, níveis de priorização das ordens de serviço e a quantidade de segmentações da área de atendimento. Os resultados obtidos foram satisfatórios tanto com relação à obtenção de conhecimento sobre o comportamento do sistema quanto à formatação mais adequada do
ambiente.
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