Influência do capital psicológico na motivação para aprendizagem e aquisição de conhecimentos
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar a influência do capital psicológico na motivação para aprendizagem e aquisição de conhecimentos de alunos do curso de Ciências Contábeis. A metodologia utilizada para a realização do estudo foi uma pesquisa descritiva, realizada com procedimentos de levantamento, com 235 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior, e uma abordagem quantitativa dos dados. A coleta dos dados foi realizada a partir da aplicação de um questionário, diretamente aplicado aos alunos nas salas de aulas. Os dados coletados foram tabulados no formulário do Google e, após a obtenção da planilha eletrônica, foram importados aos softwares SPSS® e AMOS® para tratamento estatístico. Para atingir os objetivos do estudo, foi desenvolvido um modelo teórico de análise, contendo três hipóteses, que versam sobre a influência do capital psicológico na motivação para aprendizagem (H1) e na aquisição de conhecimentos (H2) e dos efeitos mediadores da motivação para aprendizagem nesta relação (H3). Os resultados revelam que o capital psicológico influencia positivamente a motivação para aprendizagem. Do mesmo modo, exerce influência direta e significativa sobre a aquisição de conhecimentos. Essas evidências mostram que, quando os alunos desenvolvem seu capital psicológico, seu comportamento para aprendizagem é potencializado. Da mesma forma, revelam que nessas condições sua capacidade para aquisição de novos conhecimentos é elevada. A motivação para aprendizagem também apresentou influência positiva na aquisição de conhecimentos, o que indica que ela atua como mediadora da relação entre o capital psicológico e aquisição de conhecimentos. Essa mediação ocorre de maneira complementar, em que os efeitos do capital psicológico são diretos e indiretos na aquisição de conhecimentos. Estes resultados permitem concluir que alunos com maior nível de capital psicológico são mais motivados para aprender e tendem a apresentar maiores níveis de conhecimentos adquiridos no curso de Ciências Contábeis
Coleções
- TCC Ciências Contábeis [645]