Os sentidos produzidos pela publicidade da marca Oreo e sua influência nos hábitos alimentares dos consumidores
Fecha
2015-12-17Autor
Baierle, Laura Portella Fronza Mendes
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Existem diversas doenças comprovadamente relacionadas à má alimentação, e diversos fatores colaboram para a continuidade de maus hábitos na população. A marca de biscoitos Oreo é uma das principais marcas do segmento do mundo, e possui uma legião de adoradores. Levando em conta essas observações, esse trabalho pretende entender “como a publicidade do biscoito ‘Oreo’ produz sentidos, através de imagens da campanha "Play with Oreo", e que podem influenciar nos hábitos alimentares dos consumidores”. Para isso, foram utilizadas as definições de produção de sentido de Peruzzolo (2015), a análise sobre a construção de gostos e preferências das pessoas por Landowski (1997), e conceitos de Barthes (1990). Para a análise da imagem, utilizamos o método de Joly (1994), junto com contribuições de Villafañe (2006). Com esse trabalho foi possível concluir que a marca Oreo mascara os valores nutricionais. Ela cria um mundo de fantasia, onde uma alimentação nutritiva não é algo a ser levado em consideração.