dc.contributor.advisor | Schaf, Frederico Menine | |
dc.creator | Scartassini, Lizeli Barboza | |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T15:27:20Z | |
dc.date.available | 2019-09-23T15:27:20Z | |
dc.date.issued | 2011-12-10 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18348 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article aims to point out a general practice teaching in a resource room using
Information and Communication Technology as educational methodology enabling
the social and digital inclusion. The researched subject was the use of electronic media
in the process of learning as school enrichment to include students with special
needs of education. In the resource room, the methodology employed is the collective
construction of knowledge, seeking above all the social inclusion of students
with some kind of deficiency. The field research data, collected via a questionnaire,
point out that there is much to be done and that the majority of teachers needs to understand
and seek constant capacitation and seek new ways of teaching. As results it
was observed that the majority of teachers does not have knowledge of the resource
room nor know how to use medias effectively. There is also lack of publishing
around the resource room. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Metodologia educacional | por |
dc.subject | Inclusão digital e social | por |
dc.title | Sala de recursos: utilizando as tecnologias de informação e comunicação como metodologia educativa | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo teve como objetivo geral apontar sobre uma prática pedagógica em uma
sala de recursos utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação como metodologia
educativa, viabilizando assim a inclusão social e digital. O problema investigado
foi à utilização das mídias no processo educativo com um programa de enriquecimento
escolar para auxiliar alunos com necessidades educativas especiais em
seu processo de inclusão. A metodologia utilizada na sala de recursos é centrada na
construção coletiva dos saberes, buscando uma educação social e inclusão digital de
pessoas com deficiência. Os dados da pesquisa de campo, obtido através do instrumento
questionário, apontam que ainda há muito a ser feito e que a maioria dos professores
precisa entender a necessidade de constante aperfeiçoamento e de busca de
novas técnicas e processos de ensino. Como resultado também foi observado que a
maioria dos pesquisados ainda não tem bem claro o que é uma sala de recursos com
atendimento especializado bem como a utilização das ferramentas de mídia disponíveis
para o uso no ambiente escolar. A sala de recursos, devido a um erro durante o
seu processo de implantação é confundida como um mero reforço escolar trazendo a
tona a falta de divulgação e a necessidade de buscar cursos para formação de professores
da rede regular de ensino sobre esta temática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |