Metodologia do ensino de língua portuguesa I "A"
Visualizar/ Abrir
Data
2019Autor
Hermes, Rosméri
Hermes, Simoni Timm
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta disciplina tem como objetivo “compreender noções básicas da Linguística e suas relações com a aquisição da linguagem, de modo a refletir sobre o ler e o escrever no processo de escolarização dos alunos da Educação Especial na contemporaneidade”. Trata-se de uma disciplina obrigatória no Núcleo Didático-Pedagógico do Projeto Pedagógico do Curso de Educação Especial – Licenciatura (a distância), com 75 horas, sendo 60 horas teóricas e 15 horas práticas. As seguintes unidades didáticas contemplam os conteúdos desta disciplina: Unidade 1 – Linguística e aquisição da linguagem; Unidade 2 – Aquisição da linguagem, oralidade e escrita; Unidade 3 – Pressupostos teórico-metodológicos no processo de escolarização dos alunos da Educação Especial. A primeira unidade volta-se aos estudos da Linguística que colaboram com as discussões sobre oralidade e escrita no campo da Educação. A segunda unidade aborda a interlocução da Linguística com os estudos da Psicologia, trazendo as contribuições de Skinner, Chomsky, Piaget e Vygotsky nos estudos sobre a aquisição da linguagem. Além disso, tematiza a psicogênese e a sociogênese da língua escrita, bem como reflete sobre o processo de ler e escrever na escolarização dos alunos da Educação Especial. Por fim, a Unidade 3 traz argumentos teórico-metodológicos para subsidiar os professores e as professoras de Educação Especial em formação neste curso no trabalho com seus alunos em relação à oralidade, à escrita e as diferentes linguagens. Além do estudo deste caderno didático, propomos que participe permanentemente com seus pares e com o/a docente nas discussões no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle para lograr um melhor aproveitamento didático nesta disciplina.
Coleções
- Ebooks (Livros) [313]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: