As potencialidades da leitura hipertextual na aprendizagem da disciplina de literatura brasileira
Resumo
Este trabalho apresenta como o hipertexto pode contribuir para a apropriação do conhecimento em sala de aula, partindo da seguinte problemática: A leitura hipertextual potencializa a aprendizagem da disciplina de Literatura Brasileira, em especial, o conteúdo escolar referente à Semana da Arte Moderna? Tal processo de investigação deu-se a partir de um estudo de campo, onde foram realizadas atividades escolares com leituras hipertextuais do conteúdo em questão no Laboratório de Informática do Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos, na cidade de Rosário do Sul - RS, com alunos das turmas 101 e 102 do Curso Normal. Logo após, aplicou-se dois questionários referente ao processo de aprendizagem dos mesmos. O primeiro questionário teve como objetivo principal sondar o conhecimento e familiaridade dos alunos envolvidos com a usabilidade do hipertexto. O segundo questionário teve como foco a coleta de dados referente à aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo da Semana da Arte Moderna a partir de leituras hipertextuais realizadas em sites da internet sugeridos pela professora. Assim, constatou-se que, com a leitura hipertextual, os estudantes conseguiram realizar uma leitura não-linear produtiva e significativa para a construção do próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades como o senso crítico, a memória associativa, flexibilidade cognitiva e a capacidade de análise e síntese das informações contidas no hipertexto.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: