Proposta de material didático para a educação estatística no ensino fundamental
Abstract
Com a constante evolução da tecnologia, na atual era da informação, o ensino
requer aprimoramento para que consiga atingir suas finalidades básicas, visando ao
desenvolvimento econômico e social. A Estatística está inserida neste contexto e
também precisa de novas formas de estimular o interesse dos estudantes em
aprender seus conteúdos. Este trabalho apresenta uma proposta de material
didático para a Educação Estatística no Ensino Fundamental, enfocando a
necessidade da compreensão da disciplina já nas séries iniciais da Escola.
Direcionou-se o estudo com o objetivo de introduzir conceitos básicos, estimular o
espírito de investigação científica e contribuir com os educadores oferecendo
material alternativo. Elaborou-se exercícios com base nos temas relacionados ao
tratamento de informações: leitura e interpretação de gráficos e tabelas, média
aritmética e possibilidades. Utilizou-se assuntos do dia-a-dia no desenvolvimento
das dinâmicas, o que permite melhor entendimento, pois aproxima os conceitos à
realidade dos alunos, tornando esta interação fator que ameniza as dificuldades de
aprendizagem. Com isto, espera-se incentivar o ensino da Estatística face à
relevante importância desta ciência no momento, contribuindo para a preparação
dos estudantes como cidadãos mais atuantes na sociedade.
Collections
The following license files are associated with this item: