dc.contributor.advisor | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.creator | Feldkercher, Nadiane | |
dc.date.accessioned | 2016-07-06T14:00:51Z | |
dc.date.available | 2016-07-06T14:00:51Z | |
dc.date.issued | 2010-12-06 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1849 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | It is possible to recognize in the technologies a formative potential which may contribute to
expansion of the educational spaces and pedagogical time, to curriculum relaxation, to improve the
interaction between teacher-students and students-teachers both in presential learning as in
distance learning. From this idea, I aimed to investigate how the use of technologies applied to
presential graduation and distance learning occurs, under the professor´s view. This work had a
qualitative approach and the data were collected through an online questionnaire with twenty-two
teachers, who work both in presential graduation and distance learning. The data were collected
through the content analysis. Some of the results: all teachers use technology in their work, some
more frequently and diversified; others not so often; some technologies are more used in presential
education, others used in distance learning; most of the teachers are able to use Information and
Communication Technology applied to education; it was meaningful the indicator that shows the
lack of teachers training for using technologies; the use of moodle, the internet, and e-mail were
highlighted; most of the teachers recognized the differences in using presential education an
distance learning, and this is because several reasons; the teachers say that using technologies it
brings advantages, they recognize some disadvantages, too, and most of them believe that technologies stimulate learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tecnologias aplicadas a educação | por |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Educação presencial | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.title | Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores | por |
dc.title.alternative | The Use of technologies in presential graduation and distance learning course: teacher´s vision | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polesine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | É possível reconhecer nas tecnologias um potencial formativo que pode contribui para ampliação dos espaços e dos tempos pedagógicos, para a flexibilização do currículo, para o aumento da interação entre professor-alunos e alunos-alunos tanto na educação presencial quanto na educação a distância. A partir dessa premissa, buscou-se nesse trabalho investigar como ocorre o uso de tecnologias aplicadas a educação superior presencial e a distância pelos professores
universitários sob o ponto de vista dos mesmos. O trabalho teve uma abordagem qualitativa e os
dados foram coletados através de um questionário online aplicado a vinte e dois professores que
trabalham tanto na educação superior presencial quanto a distância. As informações coletadas
foram trabalhadas através da análise de conteúdo. Alguns dos resultados da pesquisa foram:
todos os professores utilizam tecnologias em seu trabalho docente, alguns de forma mais
freqüente e diversificada, outros nem tanto; algumas tecnologias são mais utilizadas na educação
presencial, outras na educação a distância; a maioria dos professores possui formação para o uso
das tecnologias da informação e comunicação aplicadas a educação; foi significativo o indicativo
da falta de formação para os professores usarem de maneira adequada as tecnologias; recebeu
destaque o uso da internet, do moodle e do e-mail; a maior parte dos professores reconheceu a
existência de diferenças no uso das tecnologias na educação presencial e a distância e atribuíram
isso a diversos fatores; os professores apontam muitas vantagens para o uso das tecnologias
aplicadas a educação e reconhecem algumas desvantagens e; grande parte dos professores
acredita que as tecnologias estimulam aprendizagens. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |