Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMathias, Carmen Vieira
dc.creatorFeldkercher, Nadiane
dc.date.accessioned2016-07-06T14:00:51Z
dc.date.available2016-07-06T14:00:51Z
dc.date.issued2010-12-06
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1849
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractIt is possible to recognize in the technologies a formative potential which may contribute to expansion of the educational spaces and pedagogical time, to curriculum relaxation, to improve the interaction between teacher-students and students-teachers both in presential learning as in distance learning. From this idea, I aimed to investigate how the use of technologies applied to presential graduation and distance learning occurs, under the professor´s view. This work had a qualitative approach and the data were collected through an online questionnaire with twenty-two teachers, who work both in presential graduation and distance learning. The data were collected through the content analysis. Some of the results: all teachers use technology in their work, some more frequently and diversified; others not so often; some technologies are more used in presential education, others used in distance learning; most of the teachers are able to use Information and Communication Technology applied to education; it was meaningful the indicator that shows the lack of teachers training for using technologies; the use of moodle, the internet, and e-mail were highlighted; most of the teachers recognized the differences in using presential education an distance learning, and this is because several reasons; the teachers say that using technologies it brings advantages, they recognize some disadvantages, too, and most of them believe that technologies stimulate learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias aplicadas a educaçãopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectEducação presencialpor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.titleUso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professorespor
dc.title.alternativeThe Use of technologies in presential graduation and distance learning course: teacher´s visioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polesine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoÉ possível reconhecer nas tecnologias um potencial formativo que pode contribui para ampliação dos espaços e dos tempos pedagógicos, para a flexibilização do currículo, para o aumento da interação entre professor-alunos e alunos-alunos tanto na educação presencial quanto na educação a distância. A partir dessa premissa, buscou-se nesse trabalho investigar como ocorre o uso de tecnologias aplicadas a educação superior presencial e a distância pelos professores universitários sob o ponto de vista dos mesmos. O trabalho teve uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados através de um questionário online aplicado a vinte e dois professores que trabalham tanto na educação superior presencial quanto a distância. As informações coletadas foram trabalhadas através da análise de conteúdo. Alguns dos resultados da pesquisa foram: todos os professores utilizam tecnologias em seu trabalho docente, alguns de forma mais freqüente e diversificada, outros nem tanto; algumas tecnologias são mais utilizadas na educação presencial, outras na educação a distância; a maioria dos professores possui formação para o uso das tecnologias da informação e comunicação aplicadas a educação; foi significativo o indicativo da falta de formação para os professores usarem de maneira adequada as tecnologias; recebeu destaque o uso da internet, do moodle e do e-mail; a maior parte dos professores reconheceu a existência de diferenças no uso das tecnologias na educação presencial e a distância e atribuíram isso a diversos fatores; os professores apontam muitas vantagens para o uso das tecnologias aplicadas a educação e reconhecem algumas desvantagens e; grande parte dos professores acredita que as tecnologias estimulam aprendizagens.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples