Uso de imagem na sala de aula como mecanismo de ensino-aprendizagem
Resumo
Entende-se que o uso da imagem na sala de aula permite educar o olhar dos estudantes e, desta maneira, fornecer um importante passo rumo à democratização dos meios de comunicação, visto que, somente o olhar crítico abre o horizonte da cidadania e da democracia. Por isso, este artigo teve como propósito constatar a importância do uso da imagem na sala de aula, como mecanismo pedagógico de mediação da aprendizagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, levantando opiniões de diferentes autores a respeito do assunto estudado, considerando as características gerais sobre a imagem, as Tecnologias de Informações e Comunicações na educação, constatando se a utilização da imagem na escola está contribuindo para a aprendizagem dos alunos. Além disso, as representações de imagens na sala de aula implicam novas reflexões metodológicas sobre sua utilização e sua função como espécie de ponte entre a realidade retratada e a imaginação, contribuindo no desenvolvimento criativo, bem como, no ensino-aprendizagem.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: