dc.contributor.advisor | Hoelzel, Carlos Gustavo Martins | |
dc.creator | Fernandes, Tarlla | |
dc.date.accessioned | 2016-07-07T14:41:26Z | |
dc.date.available | 2016-07-07T14:41:26Z | |
dc.date.issued | 2011-01-08 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1859 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Information technology in education is an important tool in the learning process, it constitutes an attractive learning, which arouses the curiosity, enables business continuity and stimulates creativity by facilitating the construction of the written from the hypotheses. The interactive software aimed at literacy enables students to build relationships, think, raise and confront assumptions, especially regarding the error, it gives you an opportunity to reconstruct the solution process of the activity. This paper results from a study, which had as purpose to analyze educational software and its influence on the appropriation of literacy. Through a survey with a qualitative data were collected through systematic observations and actions during the lessons in the computer lab. The research process took place in a school of Public Education Network, with a class of 1st grade of elementary education of eight years. Following categories listed in the description of concurrent software chosen the analysis and processing of results demonstrated by the students. This analysis indicated that the activities of the software used present a constructivist bias, since most of the activities offered allow students to reconstruct their assumptions from its mistakes by making the way for significant learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Software | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | A contribuição dos softwares educativos no processo de alfabetização escolar: possibilidades e desafios | por |
dc.title.alternative | Construction of knowledge in the process of the management team management school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A informática na educação é uma ferramenta de grande importância no processo de alfabetização, pois constitui um atrativo na aprendizagem, que desperta a curiosidade, permite a continuidade das atividades e estimula a criatividade facilitando a construção da produção escrita a partir das hipóteses formuladas. O software interativo direcionado a alfabetização possibilita ao aluno estabelecer relações, pensar, levantar e confrontar hipóteses, principalmente em relação ao erro, que lhe dá oportunidade de reconstruir o processo de solução da atividade. O referido artigo resulta de um estudo, o qual teve como propósito analisar softwares educativos e sua influência na apropriação da alfabetização. Por meio de uma pesquisa com abordagem qualitativa se coletaram dados através de observações sistemáticas e da atuação durante as aulas no laboratório de informática. O processo investigativo ocorreu em uma escola da Rede Pública de Ensino, com uma turma de 1ª série do Ensino Fundamental de oito anos. Na seqüência elencamos categorias para a descrição dos softwares escolhidos concomitante a análise e tratamento dos resultados demonstrados pelos alunos. Essa análise indicou que as atividades dos softwares utilizados apresentam um viés construtivista, pois a maioria das atividades proporcionadas permitem ao aluno a reconstrução de suas hipóteses a partir dos seus erros fazendo assim o caminho para uma aprendizagem significativa. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |