Aprendizagem da docência universitária: a gestão em contextos emergentes
Abstract
Os tempos e espaços da Educação Superior vêm sendo impulsionados à novas configurações, especialmente, por meio de políticas públicas de expansão e democratização e do contexto tecnológico consolidando um cotidiano cada vez mais tecnológico-digital. Nessa conjuntura o trabalho docente dos professores universitários amplifica-se e complexifica-se. Diante disso, neste estudo enfocamos a atuação de docentes como gestores universitários. Definimos como problema do estudo: quais as repercussões da atuação do professor/gestor no desenvolvimento profissional em contextos emergentes? Tivemos como objetivo geral compreender o desenvolvimento profissional do professor/gestor em contextos emergentes. O campo de investigação foi uma universidade pública federal e como sujeitos tivemos os docentes que atuavam como gestores na referida instituição em março de 2018. Quanto ao desenho metodológico configura-se como uma pesquisa qualitativa narrativa sociocultural. Como substrato teórico-metodológico temos, entre outros, estudos de Vygotski (1993, 1994, 2007), Bakhtin (1993, 1997, 2010, 2011), Freitas e Ramos (2010), Bolzan (2002 – 2016), Clandinin e Connelly (1995), Morosini (2014, 2016), Pachane (2015), Pimenta e Anastaciou (2010), Sousa (2011), Zabalza (2004). A construção dessa pesquisa teve duas imersões no campo investigativo: na primeira resultou um mapeamento de quem são os professores/gestores da universidade pesquisada e na segunda tivemos a proposição de um questionário aos professores/gestores, ampliando e qualificando o levantamento de aspectos do perfil deles a partir dos já elencados na primeira imersão, bem como a identificação de algumas de suas concepções por meio de suas narrativas obtidas com respostas descritivas. Assim, tivemos como instrumentos e procedimentos investigativos um estudo exploratório a partir da análise documental de informações disponíveis no site oficial da instituição e, na sequência, um questionário exploratório. A produção dos achados, foi realizada a partir dos dados quantitativos, enfocando uma perspectiva explicativo-interpretativa, tendo as perguntas abertas feitas no questionário como elementos capazes de amplificar a compreensão do processo de gestão universitária. Desse modo, a grande categoria produzida é aprendizagem da docência universitária, tendo como dimensões a atuação na educação superior e a produção dos saberes da gestão. Consolidamos por meio da discussão construída a constituição da docência universitária pelas dimensões do ensino (graduação e pós-graduação), da pesquisa, da extensão e da gestão. A aprendizagem da docência universitária é compreendida como o processo de tornar-se professor universitário, considerando essas dimensões em que pode vir a atuar e as respectivas exigências, desafios e possibilidades inerentes à cada uma e que se articulam, repercutindo tanto na organização do trabalho docente como no desenvolvimento profissional. Ao entendermos que a aprendizagem que os docentes realizam ao tornar-se gestores implica no desenvolvimento profissional docente, logo a identificação e compreensão desse processo traz a possibilidade de qualificar e potencializar tanto a aprendizagem docente como ações formativas que visem oferecer algum substrato aos docentes quanto à atuação como gestores universitários. Diante disso, identificamos que não havendo formação/preparação para a atuação na gestão, acontece a produção dos saberes da gestão tendo, como substrato os conhecimentos anteriores, os quais são acionados e levam o docente a produzir novos saberes específicos acerca da gestão universitária.
Collections
The following license files are associated with this item: