As narrações ausentes das parteiras anciãs do Rio Grande do Sul: um resgate emergente feito em coletivo
Abstract
A presente dissertação é uma aproximação às narrações e experiências de vida ao redor dum ofício de mulheres: “à parteria”. Entendendo que estas mulheres são detentoras de saberes populares femininos, sustentados até a atualidade pela transmissão oral, a observação, a experimentação, de geração em geração. São as experiências desperdiçadas ou deixadas de lado do não existente e produzidas como ausências pela ciência moderna. Esta é uma pesquisa que trabalha desde o inconformismo que produz as formas do fazer capitalista, patriarcal e colonial, e as formas positivistas da ciência moderna onde não encontramos ferramentas para a emancipação social. Frente a isso nos valemos das epistemologias do sul, o feminismo comunitário e o ecofeminismo para assim desenvolver a sociología das ausências e as emergências que resgatem a diversidade na experiência social das parteiras anciãs e o trabalho coletivo que implicou a realização desta dissertação, para conseguir um presente ampliado e um futuro contraído. A metodología é narrativa, de corte exploratória e qualitativa, conta com um amplo trabalho de campo realizado em coletivo junto ao “Grupo de Resgate de Parteiras do RS” constituido por jovens parteiras e doulas na tradição, nos meses de março até agosto de 2017. Onde se visitaram a sete parteiras anciãs de diferentes cidades de Rio Grande do Sul, Brasil, mulheres quilombolas, afrodescendentes e descendentes europeias. Trabalhou-se em cada encontro com as técnicas de entrevista direta e compreensiva, e a observação participante, também se fizeram vídeos e áudios. Que deram como resultado sete narrações de vida sobre o ofício da parteria no RS e um mapeo geral de 20 parteiras anciãs vivas no Estado. Guiam esta pesquisa duas perguntas gerais: 1- Como são as experiências ausentes e emergentes identificáveis nas narrações de vida de mulheres parteiras anciãs? E 2- Por quê e como se torna necessário um resgate desses saberes populares femininos? Para a análise dos resultados trabalhou-se sob três eixos: a realização de narrações que aportem em fazer presentes as ausências nas palavras de cada parteira, a categorização dos saberes populares femininos, saberes da pachamama e saberes do corpo desde a proposta da ecología de saberes e a sociología das ausências, e a análise do trabalho participativo e grupal desde a sociología das emergências. Nas considerações finais valoriza-se um possível diálogo entre os saberes populares femininos e os saberes acadêmicos, como trabalho de extensão e tradução necessária.
Collections
The following license files are associated with this item: