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dc.contributor.advisorCanfield, Marta de Salles
dc.creatorParaiba, Susana Barbosa
dc.date.accessioned2019-11-20T12:35:29Z
dc.date.available2019-11-20T12:35:29Z
dc.date.issued2015-02-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18981
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractPhysical Education is considered an important element for Early Childhood Education, as applied through the content in a playful and entertaining way, enables the child to the construction of knowledge. Therefore, this work aimed to investigate, with students of 4ᵒ year, as is being organized to offer Physical Education in Early Childhood Education as a regular activity within the planning of public and private schools in São Borja, RS. The research is justified by the need and importance of contributing significantly to the teaching practice in schools, focusing on the inclusion of Child Physical Education in schools and the importance of play activities in the development of children's learning. This study is descriptive, the sample of this study consisted of 82 students from 4ᵒ year, belonging to four schools, two municipal and two state schools in São Borja, RS. To obtain the information was a questionnaire with 11 closed questions, using illustrative drawings for most of them. In conclusion, the Child Physical Education is seen as important for the child as it contributes to the motor, social and cognitive broadly, therefore emphasizing the move, children interact more objectively, learning about itself on its limits and about their capabilities. Therefore it is believed that the child's development is a continuous and dynamic process where movement is required, a lot of affection, stimulus to intelligence and socialization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação física infantilpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectChildlike educationeng
dc.subjectProjectioneng
dc.titleEducação física infantil: percepção da realidade escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoA Educação Física é considerada um elemento importante para a Educação Infantil, pois através dos conteúdos aplicados de forma lúdica e recreativa, possibilita à criança a construção do conhecimento. Neste contexto este trabalho teve como objetivo investigar, junto a alunos de4ᵒ ano, como está sendo organizada a oferta da disciplina de Educação Física na Educação Infantil como atividade regular dentro do planejamento de escolas públicas e particulares da cidade de São Borja, RS. A pesquisa justifica-se pela necessidade e importância de contribuir de forma significativa para a prática docente no âmbito escolar, tendo como foco a inserção da Educação Física Infantil nas escolas e a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento da aprendizagem da criança. O presente estudo é de caráter descritivo, a amostra desta pesquisa constou de 82 alunos de4ᵒ ano, pertencentes a quatro escolas, sendo duas municipais e duas escolas estaduais do município de São Borja, RS. Para a obtenção das informações foi aplicado um questionário com 11 perguntas fechadas, utilizando-se desenhos ilustrativos para a maior parte delas. Conclui-se que, a Educação Física Infantil é vista como sendo importante para a criança, pois contribui para o desenvolvimento motor, social e cognitivo de forma ampla, pois, enfatizando o movimentar-se, as crianças interagem de maneira mais objetiva, aprendendo sobre si, sobre seus limites e sobre suas capacidades. Portanto acredita-se que o desenvolvimento da criança é um processo contínuo e dinâmico, onde se exige movimento, muita afetividade, estímulo à inteligência e à socialização.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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