Sistema estadual de avaliação participativa e projeto político-pedagógico uma relação possível?

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Data
2015-11-27Autor
Prado, Viviane Fátima Lima do
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A presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como tema central o Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Estado do Rio Grande do Sul (SEAP) e sua possível relação com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola estadual da cidade de Passo Fundo, RS. Tendo como objetivo geral analisar de que modo os dados levantados pelo SEAP repercutem na reformulação do PPP desta escola. Para realização deste estudo optou-se por uma pesquisa qualitativa de tipo estudo de caso e como instrumento de coleta foi utilizado questionário, sendo este aplicado aos pais e aos profissionais da educação, tendo que inicialmente foi feita a análise das orientações do SEAP e uma revisão bibliográfica sobre a construção do PPP em uma proposta de gestão democrática. Com base na fundamentação teórica obtida, foi realizada a tabulação dos dados usando como metodologia a análise do conteúdo. Os resultados apontam que falta clareza tanto na construção metodológica de coleta de dados do SEAP, como na construção e vivência do PPP. Isso fica claro através das falas dos profissionais que embora compreendam a importância dos dois documentos deixam claro que ambos são pouco utilizados na prática escolar, fazendo parte apenas da exigência burocrática. A pesquisa traz como proposta de qualificação dos dois processos, PPP e SEAP a realização de um Programa de Formação Continuada claro e objetivo para seus colaboradores.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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