dc.creator | Aita, Fabiane Mernak | |
dc.date.accessioned | 2019-11-29T19:18:02Z | |
dc.date.available | 2019-11-29T19:18:02Z | |
dc.date.issued | 2017-12-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19078 | |
dc.description.abstract | Tutor’s role in an online course is very important as a mediator in the pedagogical process. In order to this mediation occurs effectively, it is important it takes a problem-dialogic approach. So that, to problematize the situations in the online environment, it is necessary the tutor surfs fluently through all the Moodle activities and resources, then he will be able to enhance interaction, interactivity, autonomy and collaboration, concepts that go through the problem-dialogic practice. The following research, evolved in the Postgraduate Program in Network Educational Techonologies in the research line of Management in Educational Network Technologies, aimed to analize how the tutor’s work in the online learning environment of the e-Tec Idiomas sem Fronteiras from CTISM can intervene to improve the tutor-student interaction. Data has been obtained through the following instruments: survey, documental analysis, field journal and a semi-structure interview. The data analysis was done through Bardin content analysis and the categories listed were: Interaction and Communication; Training and Technological Fluency and Online English Language Teaching. As a result, it was noticeable the tutor and student’s lack of technological fluency about the Moodle environment as well as the lack of interaction among them. Another aspect was the difficulty the tutor and student had in detaching themselves from the traditional education that is, discrediting the possibility of interacting, developing a bond and learning through an online course. With the purpose of lessening the issues concerning interaction and interactivity, it was suggested to integrate the use of mobile applications into the practice of tutor and student who will be able to have access to the course from wherever they are and at any time and also to practice written and oral activities. As a product, we conclude this study with the proposition of some pedagogical guidelines that can help tutors on their daily tasks in the online educational practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de língua inglesa a distância | por |
dc.subject | Diretrizes pedagógicas | por |
dc.subject | Moodle | por |
dc.subject | Fluência tecnológica | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Interatividade | por |
dc.subject | Educação dialógico-problematizadora | por |
dc.subject | Foreign language online teaching | eng |
dc.subject | Pedagogical guidelines | eng |
dc.subject | Technological fluency | eng |
dc.subject | Interaction | eng |
dc.subject | Interactivity | eng |
dc.subject | Problem-dialogic practice | eng |
dc.title | Ensino e aprendizagem da língua inglesa a distância | por |
dc.title.alternative | Online teaching and learning of a foreign language | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O papel do tutor em um curso a distância é muito importante como mediador no processo pedagógico. Para que essa mediação aconteça de forma mais efetiva, é necessária uma abordagem dialógico-problematizadora. A fim de problematizar as situações dentro do ambiente, é necessário que o tutor navegue fluentemente pelas atividades e recursos do Moodle. Só assim, ele conseguirá potencializar a interação, interatividade, autonomia e colaboração, conceitos que perpassam pela prática dialógico-problematizadora. O objetivo deste estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação de Tecnologias Educacionais em Rede na linha de pesquisa Gestão em Tecnologias Educacionais em rede, foi de investigar como o trabalho de tutoria no ambiente virtual de ensino aprendizagem Moodle no programa E-tec Idiomas sem Fronteiras pode intervir para melhorar a interação aluno-tutor. Tendo como método o estudo de caso por meio de uma abordagem qualitativa, a obtenção dos dados envolveu os seguintes instrumentos: questionário, análise documental, diário de campo e entrevista semiestruturada. As análises de dados foram feitas por meio da análise de conteúdo, e as categorias elencadas foram: Interação e comunicação, Capacitação e Fluência Tecnológica e Modalidade de Ensino de Língua Inglesa a distância. Como resultado, ficou evidente a falta de fluência tecnológica tanto do tutor quanto do aluno em relação ao ambiente Moodle, assim como a falta de interação entre eles. Outro ponto importante destacado foi a dificuldade de tutores e cursistas em desvincular-se da modalidade presencial, ou seja, há um descrédito com relação às possibilidades de interação, criação de vínculo e de aprendizagem na modalidade a distância. Para amenizar um pouco essas questões da interação e interatividade, sugere-se integrar o uso de aplicativos móveis na prática de alunos e tutores, o que, além de possibilitar o acesso em diferentes sistemas, poderá ajudar a melhorar as habilidades orais e escritas. Como produto, propõem-se algumas diretrizes pedagógicas que podem colaborar na atuação dos tutores no desenvolvimento de suas tarefas no dia a dia da prática educacional mediada por tecnologias. | por |
dc.contributor.advisor1 | Alberti, Taís Fim | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7994109513454054 | por |
dc.contributor.referee1 | Nunes, Janilse Fernandes | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9867887514717088 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, Leila Maria Araújo | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0427736982554233 | por |
dc.creator.Lattes | Sem currículo lattes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |