Gestão democrática na organização escolar
Resumo
Neste estudo monográfico intitulado como Gestão Democrática na
Organização Escolar tem por objetivo, analisar a problemática enfrentada na
trajetória pedagógica, nas interações docentes e discentes, tendo em vista, as
contradições entre a teoria pedagógica e a prática. O tema em pauta propõe
compreender os desafios do gestor para promover a participação dos segmentos da
comunidade escolar nas ações da escola. A partir do aprofundamento teórico
fundamentado em autores que discutem essa prática e que venham a contribuir para
o aprofundamento dos estudos do recorrente empírico a ser realizado, com
professores e gestores de escolas de um determinado município, no enfoque
qualitativo. Há a necessidade da qualificação do gestor para que este seja capaz de
promover na escola a democracia. Ainda, registra as características de uma gestão
de qualidade, convicção, competência e grandes desafios para que as mudanças
possam acontecer, de maneira que todos os cidadãos sejam incluídos na escola e
na comunidade como participantes ativos na construção de seus saberes.
Partilhando a gestão com a comunidade, a escola fica cada vez mais forte e segura
de suas ações, vai buscando soluções adequadas a necessidades e conquistando
confiança e credibilidade dos demais setores da sociedade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]