Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática
Fecha
2012-11-30Autor
Gonçalves, Adriane Fátima Pires
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A presente monografia objetivou analisar a opinião de gestores, professores,
funcionários, comunidade escolar e alunos sobre a gestão democrática referente ao
entendimento desse conceito, participação da família na escola e projeto políticopedagógico
e regimento escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental São
João Batista, de São Leopoldo/RS. Os principais autores que deram sustentação a
este estudo foram Libâneo, Luck e Luckesi sobre gestão democrática; Caldart e
Freire para a educação popular. A pesquisa caracterizou-se como descritiva
qualitativa. Envolveu a análise documental do PPP e do Regimento Escolar e
entrevistas do tipo semi-estruturada com a diretora, dois professores, dois
funcionários, dois representantes da comunidade escolar e dois alunos. A análise
das entrevistas foi a partir da descrição e triangulação das informações. As
principais considerações apontam: (1) O envolvimento do gestor, professores,
funcionários, comunidade escolar e alunos, facilitam e evidenciam o espaço “Escola”
como gerador da democracia popular; e, (2) A escola apresenta características de
uma gestão democrática. Portanto, pode-se concluir que a participação é mediada
pelas relações que existem dentro do espaço “Escola” entre todos os participantes
envolvidos, que evidenciam ter conhecimento sobre o tema participação popular e
gestão democrática, e comprovam sua importância para melhorar e qualificar a
educação e a democracia.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]