Educação ambiental popular: representações sociais dos educandos sobre a entomologia no ensino de ciências
Resumen
A pesquisa surge como demanda da educação ambiental, tendo em vista o fenômeno da expansão urbana que afeta o município de Santa Maria - RS rumo à crise da modernidade. A escolha pelo cenário educativo, justifica-se pelos desafios encontrados ao desenvolver atividades que relacionem os conteúdos de Ciências com os problemas da realidade local. Defronte, realizou-se a pesquisa em uma escola municipal de bairro periférico, que contempla em sua comunidade escolar, membros que vivenciam os impactos socioambientais decorrentes da poluição do Arroio Cadena, deparando-se diariamente com uma grande diversidade de insetos que habitam as áreas próximas do arroio. Na centralidade da pesquisa, há consistência em intervir na realidade escolar por meio de ações de educação ambiental no intuito de analisar as representações sociais dos educandos sobre os insetos e evidenciar a importância de estudá-los na escola, atentando para a dinâmica humanos-insetos-ambiente por uma abordagem ecológica e intercultural, que possibilita um currículo mais integrado sobre esse assunto por uma aprendizagem problematizadora, preocupada com a realidade dos educandos. A coleta de dados ocorreu através de formulários com questões abertas distribuídos aos educandos e atividades teórica e prática, todos com base em Jodelet (2001) Moscovici (2004) e Abric (2000). A exploração dos dados foi feita pela análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Como resultado dessa pesquisa, foram identificadas as representações sociais sobre os insetos, analisou-se profundamente as falas, explorando seus significados, o que proporcionou compreender a linguagem própria e o contexto onde os educandos estão inseridos. Portanto, foi possível construir caminhos alternativos de ensino-aprendizagem no ambiente escolar, que aproximam os educandos dos insetos e dos problemas do Arroio Cadena, contribuindo para a melhoria dessas inter-relações e para a promoção da educação ambiental popular.
Colecciones
- Educação Ambiental [191]
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