Níveis de satisfação dos servidores da Superintendência de Receita da Prefeitura Municipal de Santa Maria
Resumo
A gestão pública passou a adotar uma visão gerencial, primando por fatores como controle de
produtividade. Surgiram diversos estudos sobre a relação entre a produção e os níveis de
satisfação dos servidores, visando tanto o aumento de produtividade da organização, quanto
fins de satisfação profissional. Para tanto, o estudo tem como objetivo analisar os níveis de
satisfação dos servidores da Superintendência de Receita da Prefeitura Municipal de Santa
Maria, classificando os resultados conforme a teoria dos Fatores Higiênicos e Motivacionais
de Frederick Herzberg. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa quantitativa,
por meio da qual aplicou-se um questionário a trinta e oito servidores daquela
Superintendência. Pelos resultados, conclui-se que existem altos níveis de insatisfação nos
fatores motivacionais e higiênicos, os quais poderiam ser reduzidos com medidas como a
reestruturação do plano de carreira e da política de capacitação e, principalmente, do estilo de
liderança adotado.
Coleções
- Gestão Pública - EaD [341]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: