Plano de desenvolvimento institucional: implicações na gestão universitária em contextos emergentes
Resumo
Esta pesquisa buscou compreender quais os desafios gerados pelos contextos emergentes em uma Instituição de Educação Superior (IES) pública e as implicações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) na atuação dos chefes de departamentos didáticos – professores/gestores. É uma pesquisa qualitativa de abordagem sociocultural; os instrumentos para sua realização são: análise documental – com o estudo do PDI – e entrevistas narrativas com os chefes de departamentos didáticos de um centro universitário da UFSM utilizando tópicos guia. Para a interpretação das entrevistas estruturamos um quadro organizativo, com base nas recorrências das narrativas. Este quadro considerou duas grandes dimensões, a gestão universitária e os contextos emergentes e, os elementos transversais - desafios e enfrentamentos. Na dimensão – gestão universitária – verificamos que os professores/gestores têm sobrecarga de funções, pois exercem ensino, pesquisa e extensão concomitantemente com a gestão, sendo que estas quatro atividades exigem tempo e compromisso. Em seguida, na dimensão – contextos emergentes – observamos que os professores/gestores estão imersos nas transformações dos processos de ensino e aprendizagem e de gestar que permeiam os contextos emergentes e que consideram as tecnologias e o sistema de reserva de vagas como algo enriquecedor para a universidade, mas que exigem novos saberes e fazeres na instituição. Com relação aos temas transversais, verificamos que o trabalho colaborativo e as relações são os aspectos que mais desafiam os professores/gestores. A análise do PDI evidencia que a instituição já vem pensando nesses desafios e enfrentamentos dos professores/gestores com propostas de profissionalização da gestão, de otimizar os tempos e espaços dessas atividades. A pesquisa nos possibilitou compreender que o PDI está imbricado na atuação dos professores/gestores e que vai sendo apropriado de acordo com as exigências de suas funções.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: