dc.contributor.advisor | Drabach, Neila Pedrotti | |
dc.creator | Guedes, Elizangela Amaral | |
dc.date.accessioned | 2016-08-04T15:50:21Z | |
dc.date.available | 2016-08-04T15:50:21Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1962 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study is part of the theme of school management, focusing on the role of school
principals in two schools in the city public education in Fortaleza, in Ceará, in order to
highlight practices that promote quality improvement of educational schools where
these officers work. The objective is to contribute to the reflection on the role and
performance of school principals, seeking to delineate significant practices to
promote quality improvement of teaching and learning. Our understanding is that the
job of school principal is extremely complex because it encompasses planning,
leadership, coordination, mediation, monitoring and evaluation of internal actions of
the school and its relationship with the community beyond its articulation with the
official sectors of education management to ensure educational effectiveness in
promoting learning and training of students. The central question of the study
consisted in the following problem: How does the performance of the principal affects
the efficiency of the educational process? The study aims to assess the conceptions
and actions taken by school principals, schools selected for print quality with a view
to promoting education experiences of their students. Using a qualitative approach
and strategy of the case study, and making use of direct observations and semistructured
interviews, the results indicated that the smooth conduct of the conflicts
and problems that arise daily in school, besides a good relationship with the school
community are significant to the educational dimension of the school is working
collectively and with the goal of having students learn with quality. The survey
showed also that despite the progress and discussions of democratic school
management, which emphasizes the role of school principal as a mediator of school
processes, there remains the perception that the role of school principal is restricted
to the administrative role, and this dimension is that the principals surveyed more
pause in their daily functions, leaving the educational background.
Keywords: school management; school principal; educational quality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Diretor escolar | por |
dc.subject | Qualidade educacional | por |
dc.title | O diretor escolar e a promoção da qualidade educacional: experiências em duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza - CE | por |
dc.title.alternative | Director education and the promotion of quality education: experiences in two schools of the municipal network of education of Fortaleza - CE | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo insere-se na temática da gestão escolar, tendo como foco a
atuação de diretores escolares de duas escolas da rede pública municipal de
educação de Fortaleza, no Estado do Ceará, com vistas a ressaltar práticas que
promovam a melhoria da qualidade educacional das escolas nas quais estes
diretores trabalham. O objetivo é contribuir para a reflexão em torno do papel e da
atuação de diretores escolares, procurando delinear práticas significativas para a
promoção da melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Nosso
entendimento é que o trabalho do diretor escolar é extremamente complexo, pois
abrange planejamento, liderança, coordenação, mediação, monitoramento e
avaliação das ações internas da escola e sua relação com a comunidade, além da
sua articulação com os setores oficiais da gestão educacional, para garantir a
efetividade educacional na promoção da aprendizagem e formação dos alunos. A
questão central do estudo se constituiu no seguinte problema: Como a atuação do
diretor escolar interfere no rendimento do processo pedagógico? O estudo
pretendeu aferir as concepções e as ações empreendidas pelos diretores escolares,
das escolas selecionadas, para imprimir qualidade com vistas à promoção de
experiências de formação de seus alunos. Utilizando a abordagem qualitativa e a
estratégia do estudo de caso, e fazendo uso de observações diretas e entrevistas
semi-estruturadas, os resultados apontaram que a boa condução dos conflitos e
problemas que se apresentam diariamente na escola, além de um bom
relacionamento com a comunidade escolar, são fatores significativos para que a
dimensão pedagógica da escola seja trabalhada de forma coletiva e com o objetivo
de fazer os alunos aprenderem com qualidade. A pesquisa apontou, ainda, que
apesar dos avanços e das discussões em torno da gestão escolar democrática, que
ressalta o papel do diretor escolar como mediador dos processos escolares, ainda
persiste a concepção de que a função do diretor escolar restringe-se à função
administrativa, sendo que é nesta dimensão que as diretoras pesquisadas mais se
detêm em suas funções diárias, ficando o pedagógico em segundo plano. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |