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dc.contributor.advisorDrabach, Neila Pedrotti
dc.creatorGuedes, Elizangela Amaral
dc.date.accessioned2016-08-04T15:50:21Z
dc.date.available2016-08-04T15:50:21Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1962
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study is part of the theme of school management, focusing on the role of school principals in two schools in the city public education in Fortaleza, in Ceará, in order to highlight practices that promote quality improvement of educational schools where these officers work. The objective is to contribute to the reflection on the role and performance of school principals, seeking to delineate significant practices to promote quality improvement of teaching and learning. Our understanding is that the job of school principal is extremely complex because it encompasses planning, leadership, coordination, mediation, monitoring and evaluation of internal actions of the school and its relationship with the community beyond its articulation with the official sectors of education management to ensure educational effectiveness in promoting learning and training of students. The central question of the study consisted in the following problem: How does the performance of the principal affects the efficiency of the educational process? The study aims to assess the conceptions and actions taken by school principals, schools selected for print quality with a view to promoting education experiences of their students. Using a qualitative approach and strategy of the case study, and making use of direct observations and semistructured interviews, the results indicated that the smooth conduct of the conflicts and problems that arise daily in school, besides a good relationship with the school community are significant to the educational dimension of the school is working collectively and with the goal of having students learn with quality. The survey showed also that despite the progress and discussions of democratic school management, which emphasizes the role of school principal as a mediator of school processes, there remains the perception that the role of school principal is restricted to the administrative role, and this dimension is that the principals surveyed more pause in their daily functions, leaving the educational background. Keywords: school management; school principal; educational quality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDiretor escolarpor
dc.subjectQualidade educacionalpor
dc.titleO diretor escolar e a promoção da qualidade educacional: experiências em duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza - CEpor
dc.title.alternativeDirector education and the promotion of quality education: experiences in two schools of the municipal network of education of Fortaleza - CEeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo insere-se na temática da gestão escolar, tendo como foco a atuação de diretores escolares de duas escolas da rede pública municipal de educação de Fortaleza, no Estado do Ceará, com vistas a ressaltar práticas que promovam a melhoria da qualidade educacional das escolas nas quais estes diretores trabalham. O objetivo é contribuir para a reflexão em torno do papel e da atuação de diretores escolares, procurando delinear práticas significativas para a promoção da melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Nosso entendimento é que o trabalho do diretor escolar é extremamente complexo, pois abrange planejamento, liderança, coordenação, mediação, monitoramento e avaliação das ações internas da escola e sua relação com a comunidade, além da sua articulação com os setores oficiais da gestão educacional, para garantir a efetividade educacional na promoção da aprendizagem e formação dos alunos. A questão central do estudo se constituiu no seguinte problema: Como a atuação do diretor escolar interfere no rendimento do processo pedagógico? O estudo pretendeu aferir as concepções e as ações empreendidas pelos diretores escolares, das escolas selecionadas, para imprimir qualidade com vistas à promoção de experiências de formação de seus alunos. Utilizando a abordagem qualitativa e a estratégia do estudo de caso, e fazendo uso de observações diretas e entrevistas semi-estruturadas, os resultados apontaram que a boa condução dos conflitos e problemas que se apresentam diariamente na escola, além de um bom relacionamento com a comunidade escolar, são fatores significativos para que a dimensão pedagógica da escola seja trabalhada de forma coletiva e com o objetivo de fazer os alunos aprenderem com qualidade. A pesquisa apontou, ainda, que apesar dos avanços e das discussões em torno da gestão escolar democrática, que ressalta o papel do diretor escolar como mediador dos processos escolares, ainda persiste a concepção de que a função do diretor escolar restringe-se à função administrativa, sendo que é nesta dimensão que as diretoras pesquisadas mais se detêm em suas funções diárias, ficando o pedagógico em segundo plano.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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