Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWerle, Kelly
dc.creatorSestari, Adriane Rogéria da Veiga
dc.date.accessioned2020-02-27T15:07:21Z
dc.date.available2020-02-27T15:07:21Z
dc.date.issued2016-09-23
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19666
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis monograph focuses on the experience of music and the creation of children's sonorities. As a general objective, it sought to enhance the musical play of children by exploiting an organized environment to vocalize. Specifically, reflect on the processes of creation and audio production of children; and analyze the musical exploration on the interaction of children with each other and the teacher. As a methodological approach was used action research, developed with children from 18 to 24 months old, of a public institution of Early Childhood Education. As a methodological strategy was used the intervention, which was the organization of a different environments prepared to stimulate the musical play of children. The results observed and analyzed indicated that the contact with organized environment based in intervention, the very young children are competent in their musical creations, as were actors in their actions and sound buildings. Demonstrated creative and inventive capacities, re-creating new meanings for materials or objects that have been placed at their disposal. With this study, it can be concluded that very young children in their actions and body postures reveal the ability to explore the different elements of music as well as indicate intrinsic knowledge of these elements. I also observed that the sound functioning procedures of objects favored children's relationships with each other. In this process, the children shared experiences they have lived, seized in their cultures and with their peers, signify reality through their actions, producing cultures for the Children. Therefore, in my role as a teacher it was fundamental in creating a space, enhancing these sound and musical surveys.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectProtagonismo infantilpor
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectChildren's protagonisteng
dc.titleO brincar musical das crianças bem pequenas: organizando um espaço para sonorizar na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe musical play of very small children: organizing a space for vocalize in early childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoA presente monografia, focaliza a experiência da música e a construção de sonoridades infantis. Como objetivo geral, buscou-se potencializar o brincar musical das crianças através da exploração de um ambiente organizado para sonorizar. Especificamente, refletir sobre os processos de criação e produção sonora das crianças; e analisar a exploração musical na interação das crianças entre si e com a professora. Como abordagem metodológica foi utilizada a pesquisa-ação, desenvolvida com as crianças de 18 a 24 meses, de uma instituição pública de Educação Infantil. Como estratégia metodológica utilizou-se a intervenção, que constituiu na organização de um ambiente diferente preparado para estimular o brincar musical das crianças. Os resultados observados e analisados indicam que, em contato com o ambiente organizado na intervenção, as crianças bem pequenas são competentes em suas criações musicais, pois foram protagonistas em suas ações e construções sonoras. Demonstraram capacidades criativas e criadoras, recriando novos sentidos para os materiais ou objetos que foram colocados à sua disposição. Com este estudo concluo que as crianças bem pequenas em suas ações e atitudes corporais, revelam a capacidade de explorar os diferentes elementos da música, bem como indicam conhecimentos intrínsecos destes elementos. Observei também que os processos de exploração sonora dos objetos, favoreceram as relações das crianças entre si. Nesse processo as crianças partilham experiências, já vividas, apreendidas em suas culturas e junto aos seus pares, ressignificam a realidade através de suas ações, produzindo culturas da Infância. Para tanto, o meu papel como professora foi de fundamental importância na criação de um espaço, potencializando essas explorações sonoras e musicais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto