A [trans] formação dos funcionários da educação básica em educadores e cogestores escolares
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2019-08-28Metadatos
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A presente pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias
Educacionais em Rede faz parte do Programa de Pós-graduação em Tecnologias
Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), na Área de Concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para
Inovação e Democratização da Educação, objetivando investigar se ocorre
mudança de ação dos estudantes de um curso da educação a distância (EaD) no
âmbito do Programa Profuncionário. Trata-se de estudo investigativo e
interpretativo de abordagem qualitativa. A pesquisa analisou as potencialidades de
desenvolvimento do protagonismo e da emancipação dos sujeitos envolvidos, por
meio de observação de atividades no Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem
(AVEA), questionários e gravação audiovisual com relatos dos estudantes. Os
participantes deste estudo são funcionários de escola, estudantes do Curso Técnico
em Multimeios Didáticos ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha. O estudo
fundamenta-se nas reflexões sobre a formação dos funcionários da educação, na
educação virtual e na epistemologia da mediação pedagógica na EaD, partindo de
autores como Baumann, (2010); Consani, (2008); Demo, (1999); Monlevade, (2005);
Moreira, (2016); Morin, (2000); Primo,( 2007); Josso, (2004; 2009); Kenski, (2013);
Freire, (1983; 1979; 1997; 2005); em diálogo com Manual de Orientações Gerais
- Brasil, (2009; 2014; 2017), dentre outros. Com a análise da práxis das ações
educativas mediadas pelas tecnologias educacionais em rede, evidenciamos o
Profuncionário e a EaD como potencializadores de mudança de ação funcionários
escolares que se transformam em educadores e cogestores. Como resultado final
da pesquisa elaborou-se um vídeo/documentário. Compreendemos a importância
da divulgação da pesquisa para disseminação das informações e que outros
profissionais da área possam, quem sabe, valer-se desta produção.
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