Mostrar registro simples

dc.creatorAmaral, Paulo César Fagundes do
dc.date.accessioned2020-03-12T21:48:07Z
dc.date.available2020-03-12T21:48:07Z
dc.date.issued2019-09-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19831
dc.description.abstractThe research was developed in the Master's Course in Education of the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria, integrating Line of Research of Teaching, Knowledge and Professional Development. The objective focused on understanding the repertoire and the imaginary of teachers in the language of Brazilian cinema and its use in the Youth and Adult Education classes, at Dr. Romário Araújo de Oliveira School, in Alegrete city. Firstly, the theoretical foundations were shared to situate educators according to the context of the proposal in which the study was held. Weekly meetings were part of the research methodology to know and understand, at first, what is the imaginary relationship of educators concerning cinema, seeking their concepts regarding its practice in the classroom. At the meetings, immersion exercises were performed in the aspects of sound, visual/photographic experience and the silences as a subjective narrative device. In the next step, photographs of Sebastião Salgado and excerpts from the feature films Lavoura Arcaica and O Som ao Redor were used as an aesthetic awareness device. Lastly, an analysis was performed to understand how this process impacted the teachers’ training. As a theoretical contribution, the studies of Castoriadis (2004, 2006), Fischer (2009), Meira (2001), Estévez (2009), Herman (2005), Oliveira (2014), Fresquet (2015) were considered, in addition to studies developed by members of the Study and Research Group on Education and the Social Imaginary (GEPEIS). It was possible to verify that according to the choice of films used in the classroom, teachers still carry a limited reading knowledge about Brazilian audiovisual production. Also, during the weekly meetings, based on the immersion held in the aesthetics aspects of the films, it provided a greater enjoyment to teachers, impelling them, in the final stage, to experiment with audiovisual creation, which showed that, despite all the difficulties faced in public education, they are confident in the educational possibilities of cinema.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectImaginário socialpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectCinema nacionalpor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectSocial imaginaryeng
dc.subjectContinued educationeng
dc.subjectAestheticseng
dc.subjectNational cinemaeng
dc.subjectNarrativeseng
dc.titleO imaginário e a estética do cinema na formação de professores da educação de jovens e adultos da escola Dr. Romário Araújo de Oliveirapor
dc.title.alternativeHe imaginary and aesthetics of cinema in teacher training of youth and adult education at Dr. Romário Araújo de Oliveira schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA investigação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a Linha de Pesquisa 1: Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Teve por objetivo conhecer o repertório e o imaginário dos professores na linguagem do cinema brasileiro e sua utilização nas aulas da Educação de Jovens e Adultos, da Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira, no município de Alegrete. Foram compartilhados, primeiramente, os embasamentos teóricos a fim de situar os educadores no contexto da proposta que foi realizada. Fizeram parte da metodologia da pesquisa encontros semanais para conhecer e compreender, em um primeiro momento, qual a relação imaginária dos educadores em relação ao cinema, buscando seus conceitos referentes à prática do cinema em sala de aula. Nos encontros, foram realizados exercícios de imersão nos aspectos da experiência sonora, visual / fotográfica e nos silêncios como dispositivo de narrativa subjetiva. Foram utilizados, na sequência, fotografias de Sebastião Salgado e trechos dos longas metragens Lavoura Arcaica e o O Som ao Redor como dispositivo de sensibilização estética. Por fim, foi realizada análise de que forma esse processo impactou na formação desses professores. Como aporte teórico adotaram-se as contribuições de Castoriadis (2004, 2006), Fischer (2009), Meira (2001), Estévez (2009), Herman (2005), Oliveira (2014), Fresquet (2015), além de estudos desenvolvidos por integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS). Pôde-se constatar, através das etapas desenvolvidas, primeiramente com a escolha de filmes utilizados em sala de aula, que os professores ainda carregam uma leitura limitada em relação à produção audiovisual brasileira e após, durante os encontros semanais, que a imersão detida nos aspectos estéticos dos filmes, proporcionou uma maior fruição, impelindo-os, na etapa final, a experimentarem a criação audiovisual, o que mostrou que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos professores da rede pública estadual, eles se mostram confiantes nas possibilidades educativas do cinema.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.contributor.referee1Bolzan, Doris Pires Vargas
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3167841618840023por
dc.contributor.referee2Brancher, Vantoir Roberto
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3260077562370842por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0087277294984210por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International