Integração do sistema acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM a uma smart classroom
Fecha
2019-12-20Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Na América Latina grande parte do tempo de aula é consumido por tarefas administrativas desempenhadas
pelos professores, dentre elas a conferência dos alunos presentes. As salas de aula
são energicamente transformadas pelas tecnologias, por meio delas, é possível aplicar conhecimento
sobre o espaço e seus integrantes e melhorar a experiência destes. Nessa perspectiva,
caracterizada pelas cidades e campus inteligentes surgiu a derivação smart classroom. A construção
de uma smart classroom pode auxiliar na redução do tempo gasto para tal tarefa, bem
como melhorar o ambiente através do monitoramento por sensores. Construir uma smart classroom
de forma isolada limita os seus benefícios, mas integrá-la aos softwares educacionais
existentes enriquece-os e pode automatizar processos. Assim, o presente trabalho propõe a
integração de uma smart classroom ao sistema acadêmico da Universidade Federal de Santa
Maria - UFSM, com o intuito de reduzir o tempo despendido pelo professor para a conferência
dos alunos presentes. Para que os objetivos fossem alcançados, foram realizadas buscas junto
à literatura de tecnologias envolvidas na integração de sistemas legados a essa nova arquitetura
computacional. Em um segundo momento, foram definidos os processos de funcionamento,
delimitação do escopo, seleção dos hardwares e softwares necessários para a criação da smart
classroom e o desenvolvimento da ferramenta de integração, denominada SIoT. Por fim, a implantação
do protótipo em sala de aula, onde realizou-se a validação com quatro turmas de graduação
dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação. Foi possível observar
uma redução de até 92,19% do tempo desempenhado para a conferência dos alunos presentes,
se comparado aos métodos utilizados atualmente pela instituição. Além disso, o trabalho obteve
êxito na criação e integração com o sistema acadêmico da instituição, podendo futuramente ser
parte integrante do mesmo de forma permanente. A dissertação está inserida na linha de pesquisa
Desenvolvimento de Softwares Educacionais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação
em Tecnologias Educacionais em Rede, e resultou o próprio texto aqui apresentado, juntamente
com o módulo de integração entre a smart classroom e o sistema acadêmico da instituição.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: