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Análise experimental dos parâmetros de combustão em um motor turboalimentado

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ALEFF JONES FRANCISCO GOULART.pdf (14.32Mb)
AUTORIZAÇÃO - ALEFF JONES FRANCISCO GOULART.pdf (669.5Kb)
Data
219-12-18
Autor
Goulart, Aleff Jones Francisco
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Dentro do contexto dos motores de combustão interna na indústria automotiva, diversos são os atuais desafios para aumentar a eficiência dos motores por meio de novas tecnologias e conceitos como o downsizing e a utilização da turbocompressores. Sendo assim, entender os fenômenos e os principais parâmetros que influenciam o comportamento da combustão é fundamental para realizar a calibração de motores e aumentar a eficiência energética. Este trabalho analisa o desempenho de um motor de ignição por centelha através do processo de combustão e da taxa de liberação de calor. Por meio deste, é analisado indiretamente a influência da: carga, intensidade de turbulência, avanço de ignição e mistura ar/combustível nos parâmetros de combustão. O procedimento experimental foi conduzido com um motor de 4 cilindros 1,8L equipado com um turbocompressor, com razão de compressão 8:85 e injeção de combustível no duto de admissão. Ao final, são apresentados resultados para descrever a taxa de liberação de calor e a estabilidade da combustão. Foi possível obter melhorias no desempenho e alcançar regimes de operações estáveis com COV􀭍􀭫 inferior a 3% para os pontos avaliados.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19904
Coleções
  • TCC de Engenharia Mecânica [37]

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