Uma genealogia da formação inicial de professores de química no Brasil
Abstract
Esta tese investiga as forças que concorrem para o aparecimento da Formação Inicial de professores de Química no Brasil, inscrevendo-se na linha de pesquisa ‘Docência, Saberes e Formação profissional’, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O principal interesse da pesquisa é a emergência da Formação Inicial dos professores de Química no Brasil e como chegamos a pensá-la como pensamos hoje. Para tanto, a questão de pesquisa é: como, do dia para a noite, o Brasil pode contar com um contingente de professores de Química para atender toda rede de escolas de Ensino Médio? Para tanto, opera com o conceito de genealogia, proposta pelo trabalho de Michel Foucault, o qual se inspira nos conceitos de proveniência e emergência pensados por Friedrich Nietzsche. A escrita da tese, como exercício de pesquisa histórica, inspirou-se nos textos produzidos por Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Age com a noção foucaultiana de ‘caixa de ferramentas’, movendo com os conceitos de arquivo, enunciado, dispositivo, biopoder, biopolítica e governamentalidade. Para tanto, cada parte do texto se articula com o que Corrêa (2006) chama de livros-blocos. Na primeira parte, no livro-bloco I, intitulado: Condições de Emergência da LDB de 1971, apresento às proveniências da Lei n. 5.692, a qual estabelece as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus. Na segunda parte, o livro-bloco II, intitulado: A Emergência da Formação Inicial de Professores de Química, tem uma atenção especial para a série de arquivos que possuem a condição de emergir a partir da LDB de 1971, e que dão condições para criação de uma rede de formação inicial de professores no Brasil. Na terceira e última parte, no livro-bloco III: Tudo e Todos, se empreende um esforço para atentar para a emergência da noção de Didática Geral, passando por suas contingências no solo brasileiro, indo de Paulo Freire a Dermeval Saviani. A emergência das Metodologias do Ensino também são o foco, seguidas pelas minúcias: ementas, estruturas curriculares, atas, planos de disciplinas, pesquisas, entre outros, que me ajudam a compreender o modo operante da formação inicial dos professores de Química no Rio Grande do Sul (RS). Em seguida, inspirada na noção de Deleuze e Guattari de linha de fuga, atento para a noção de Oficina para pensar processos educacionais não escolarizantes, que permitam conhecer com vontade na formação Inicial de educadores em Química. Emerge do estudo a presença de uma insistência quanto ao papel da escolarização nas nossas vidas, além da presença indiscriminada de uma lógica de ‘educação para todos’ nos arquivos que regulamentam a escolarização nacional. Slogan que atravessa a formação de professores quando ‘tudo e todos, em círculos cada vez menores’ (CORRÊA, 2006) das Didáticas especiais/específicas e suas respectivas Metodologias, pouco têm contribuído para que pensemos a aprendizagem na amplitude que lhe é própria.
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