Características posturais, composição corporal e hábitos posturais de escolares de 10 a 16 anos
Resumo
Objetivo: Verificar as características posturais, o percentual de gordura corporal, a massa corporal,
a estatura, o índice de massa corporal e os hábitos posturais de escolares na faixa etária de 10 a 16
anos. Métodos: Foram avaliados 201 escolares, de ambos os sexos. Utilizou-se simetrógrafo, fio de
prumo, lápis dermográfico e câmera fotográfica para a avaliação postural; compasso de dobras
cutâneas, fita métrica e balança para avaliar a composição corporal; e questionário para verificar os
hábitos posturais. Fez-se uso da estatística descritiva, análise de variância, teste F e teste de Tuckey
(p<5%, programa estatístico SAS). Resultados: As meninas apresentaram percentual de gordura
corporal significativamente maior (p<0,0001), não havendo diferença entre os sexos para massa
corporal, estatura, idade e Índice de Massa Corporal, no entanto, quando os escolares foram
agrupados de acordo com os desvios posturais constatou-se diferenças significativas para tais
variáveis, com exceção da idade. Apenas 8,96% dos avaliados apresentaram a coluna alinhada. Os
sujeitos com desvios na coluna vertebral apresentaram hábitos posturais diversos. Conclusões:
Sujeitos com hiperlordose cervical e hipercifose torácica apresentaram os maiores valores de massa
corporal e estatura. Já nos indivíduos com hiperlordose cervical, hiperlordose lombar e escoliose
observou-se o maior percentual de gordura corporal e de índice de massa corporal. Em relação aos
hábitos posturais, os grupos apresentaram algumas tendências de comportamentos, porém não
foram suficientes para caracterizá-los, destacando-se apenas que os escolares com a coluna alinhada
apresentaram hábitos posturais mais adequados.