dc.creator | Eckhardt, Jonara Raquiel | |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T19:13:40Z | |
dc.date.available | 2021-04-06T19:13:40Z | |
dc.date.issued | 2016-12-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20488 | |
dc.description.abstract | The writing of this master’s thesis was materialized as I constructed myself in
search of experience (LARROSA, 1994, 2003, 2014) about teaching in Visual Arts.
I imagined myself as home, making use of Bachelard’s (1998) metaphor,
discussed in the educational field by Veiga-Neto (2012). Teaching in Visual Arts
has become the main territory in which the research was developed. This teaching
was thought in words by the practice of writing (BARTHES, 2004, 2007, 2013) and
by the ongoing search for living the experience (VAN MANEN, 2003). Moved by
the very own sensitivity of action and the relation established with the other, as
collective force, I operated with the concept of friction (CASA NOVA 2008),
meaning exchange of signs, of what touches us. The methodology was the
research practice itself, the construction of an autobiographical writing in search of
reflecting on the conditions and the way I construct myself as a Visual Arts teacher.
Supported by Souza (2007, 2014), I develop an analysis, aiming to be
simultaneously character and author of my own teaching experience. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Processo de escrita | por |
dc.subject | Fricções | por |
dc.subject | Autobiografia | por |
dc.subject | Construção docente | por |
dc.subject | Writing process | eng |
dc.subject | Frictions | eng |
dc.subject | Autobiography | eng |
dc.subject | Teaching construction | eng |
dc.title | Fricções em educação das artes visuais: uma experiência de escrita autobiográfica e construção docente | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A escrita desta dissertação se materializou enquanto me construía em busca da
experiência (LARROSA, 1994, 2003, 2014) com a docência em artes visuais.
Imaginei-me casa, utilizando-me da metáfora trazida por Bachelard (1998) e
discutida no âmbito educacional por Veiga-Neto (2012). A docência em artes
visuais tornou-se território principal onde a pesquisa se desenvolveu. Docência
que foi pensada em palavras pela prática da escrita (BARTHES, 2004, 2007,
2013), e pela busca constante de viver a experiência (VAN MANEN, 2003).
Movida pela própria sensibilidade da ação e da relação estabelecida com o(s)
outro(s), enquanto força coletiva, operei com o conceito de fricção (CASA NOVA
2008), no sentido de troca, de marcas, daquilo que nos toca. A metodologia foi a
própria prática de pesquisa, a construção de uma escrita autobiográfica, em busca
de refletir sobre as condições e do modo como me construo professora de artes
visuais. Amparada por Souza (2007, 2014), desempenho uma análise buscando
ser simultaneamente personagem e autora de minha própria experiência docente. | por |
dc.contributor.advisor1 | Charréu, Leonardo Augusto Verde Reis | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5572405424467953 | por |
dc.contributor.referee1 | Loponte, Luciana Grupelli | |
dc.contributor.referee1Lattes | XXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.contributor.referee2 | Cardonetti, Vivien Kelling | |
dc.contributor.referee2Lattes | XXXXXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9401900897933451 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |