Entre a teoria e a prática: a atuação dos profissionais de relações públicas na comunicação pública de órgãos do Estado do Rio Grande do Sul
Resumen
Considerando o papel dos relações-públicas frente a questões como o interesse público, a necessidade de participação popular e o relacionamento entre Estado, governo e cidadãos, a presente pesquisa objetiva analisar a atuação dos profissionais em órgãos públicos estaduais no que tange à comunicação pública, a partir dos seus contextos e relatos. Diante disso, temos como primeiros movimentos metodológicos a pesquisa de contextualização, visando uma aproximação em relação ao objeto de estudo, e a pesquisa da pesquisa, buscando entrar em contato com os trabalhos já produzidos na área, realizando uma desconstrução teórico-metodológica que nos dá bases para saber como realizar nossa investigação. Em seguida, a pesquisa teórica é pertinente para a compreensão dos contornos e abrangências desse conceito dinâmico que é a comunicação pública, procurando também posicionar o profissional de RP neste âmbito, em especial nos órgãos públicos. Já durante o trabalho de campo, optamos por utilizar questionários semiestruturados em um primeiro contato online para, posteriormente, realizarmos entrevistas semiabertas visando aprofundar nossos questionamentos no contato pessoal. Após, baseamo-nos nos preceitos da análise de conteúdo de Bardin (2011), adaptando-a às especificidades de nossa pesquisa para analisar os dados coletados. Como principais resultados encontrados, podemos destacar o reconhecimento e a atuação do profissional nas áreas de comunicação interna e eventos, que contribuem significativamente na construção da comunicação pública quando promovem o debate público (como audiências públicas) ou quando tratam de temas de interesse público, assim como as campanhas publicitárias. Além disso, a integração e qualificação dos processos internos possui reflexos no atendimento ao público externo. A comunicação digital também aparece bastante, tendo importante participação dos relações- públicas, desde o planejamento até a interação com os usuários. Na assessoria de imprensa e no gerenciamento de crise nos parece que ainda não há um reconhecimento ou uma comunicação integrada que dê conta de incluir o profissional de RP como figura estratégica. Por fim, cabe ressaltar que não há um uso ideal das ferramentas de planejamento e avaliação das atividades desenvolvidas.
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