Perspectiva da mídia vídeo: o uso do filme " Duelo de Titãs" no processo de ensino e aprendizagem na educação básica
Resumen
O artigo apresenta um estudo sobre a importância da utilização da “mídia vídeo” no
processo ensino e aprendizagem. No relato se discute o potencial do vídeo como
ferramenta didática. O trabalho realizado com vinte e cinco alunos da 1ª série do Ensino
Médio de uma Escola Estadual analisa o tema do preconceito inserido no filme
“DUELO DE TITAS”. O propósito é analisar como a sociedade se comporta com as
diferenças referentes ao vários tipos de preconceito apresentados no filme. A análise
realizada pelo grupo de alunos e professora evidencia que o longa-metragem é,
sobretudo, uma reflexão à cultura, comportamentos e hábitos, que as vivencias exercem sobre as pessoas e os padrões estabelecidos, a coerção social e os comportamentos existentes. A discussão é realizada seguindo alguns passos metodológicos que serão apresentados no trabalho, tendo presente a relação do tema com a indústria cultural.
Pode-se afirmar que a “mídia vídeo” contribui efetivamente no processo ensino e
aprendizagem, podendo ser amplamente utilizada pelos educadores.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]