Navegação Programa de Pós-Graduação em Geografia por assunto "Rural education"
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
Territorialidades em contradição na escola Santo Antônio no município de Agudo - RS
(2016-05)Esta dissertação objetiva discutir as contradições entre a realidade dos educandos e as práticas pedagógicas dos educadores, encontradas no processo de ensino-aprendizagem em escola localizada na zona rural do município ... -
O lugar da educação infantil do campo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes, Santa Maria/RS
(2015-03-20)Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Geografia, vinculada à Linha de Pesquisa Produção do Espaço e Dinâmica Regional, do Programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade Federal ... -
O ensino técnico no MST: o caso do Curso Técnico em Agropecuária com habilitação em Agroecologia do Instituto Educar, Pontão, RS
(2012-08-07)O presente trabalho aborda a questão do ensino técnico no âmbito do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e tem como foco o curso técnico em agropecuária com habilitação em agroecologia do Instituto Educar, ... -
A Escola Estadual de Ensino Médio Assis Brasil de Alecrim/RS é território da Educação do Campo?
(2021-08-31)O presente resumo resulta de uma pesquisa de dissertação, que teve como objetivo analisar se a Escola Estadual de Ensino Médio Assis Brasil de Alecrim/RS é território da educação do campo. Considerando tal objetivo, ... -
Do chão batido à sala de aula - a territorialização do MST na constituição da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ataliba Rodrigues das Chagas - São Gabriel - Rio Grande do Sul
(2016-07-14)Em um momento em que os povos do campo redefinem o espaço rural do município de São Gabriel, um olhar geográfico para a análise da territorialização do MST na constituição da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ataliba ... -
Nucleação das escolas do campo: o caso do município de São Gabriel/RS
(2015-07-20)A Educação do Campo no contexto educacional brasileiro encontra-se em processo de estruturação conceitual e pedagógica, porém, antes de sua constituição enquanto política pública sofreu profundas modificações durante a ... -
Educação do campo, território e cinema “Lá Fora”: o caso da EMCEF Maria Manoela da Cunha Teixeira
(2020-06-30)Apesar de vivermos em um mundo conectado e globalizado, os educandos e educandas das Escolas do Campo seguem muitas vezes, devido às longas distâncias de suas localidades, à margem das Tecnologias Digitais de Informação ... -
O letramento geográfico nas escolas rurais: uma experiência cartográfica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Flora – Santa Maria, RS
(2018-09-14)Esse trabalho tem como objetivo expor a importância da alfabetização cartográfica em escolas rurais, bem como os benefícios que ela traz para o desenvolvimento cognitivo da criança. Buscamos também, estabelecer o papel do ...