Pontos de conexão entre ecologias e redução de danos: uma experiência no CAPS AD Cia do Recomeço de Santa Maria - RS
Resumo
Trata-se da análise de experiência da oficina de horta no CAPS AD Cia do Recomeço na cidade de Santa Maria. A proposta de oficina, desenvolvida durante a edição III do grupo Ítaca, tem como guia o método da Redução de Danos e neste trabalho pretende-se traçar pontos de conexão entre este método/política com algumas visões de ecologia, como as três ecologias do filósofo Félix Guattari. A partir da problemática do ambiente natural, Guattari propõe uma ecosofia dividida em três ecologias, a ecologia social, a ecologia mental e a ecologia ambiental, de modo a reconhecer novas singularizações que fujam às formas de produção de subjetividade do mundo capitalista. A partir principalmente do que seria a proposta de uma ecologia social, faz-se um alinhamento com a política de Redução de Danos na área da saúde mental, a fim de encontrar pontos em comum na tarefa de criar novas relações do ser em grupo e repensar os estigmas à que alguns grupos e indivíduos são submetidos por esferas judiciais, estatais e midiáticas. A partir dessa perspectiva, a oficina de horta no CAPS AD Cia do Recomeço propôs-se a ser um espaço de aprendizagens coletivas, mantido na base da autogestão, onde as práticas exercidas eram pensadas pelo grupo enquanto um compartilhamento de saberes. Utiliza-se o formato da oficina como um caminho educacional onde se busca a não hierarquização dos saberes e um modo de pensar a educação de forma não autoritária e não disciplinar; assim, a oficina de horta tornou-se um espaço de experimentações, de encontro, de afetos, onde ao invés de um saber dominante que é transmitido, foram somando-se conhecimentos a respeito dos cuidados com a terra e as plantas, da saúde, da alimentação e das questões ambientais, para se trabalhar uma educação ambiental que está fundamentada em uma ecologia que encontra a raiz da problemática ambiental nas questões sociais. Vê-se então a possibilidade de transformação a partir das alterações das relações e dos modos de produção de subjetividade, buscando experiências em que haja uma mudança de paradigma da competição e da dominação capitalista para uma ética e respeito a heterogeneidade.
Coleções
- Educação Ambiental [191]
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