A gamificação como ferramenta para o ensino e aprendizagem do futsal
Visualizar/ Abrir
Data
2020-10-30Primeiro membro da banca
Rocha, Karla Marques da
Segundo membro da banca
Bulegon, Ana Marli
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa propõe-se desenvolver a temática da técnica inter-relacionada às questões táticas no futsal a partir das Tecnologias Educacionais em Rede (TER). Faz parte da Linha de Pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede. Pensar em ferramentas tecnológicas que contribuam com o ensino e aprendizagem esportiva, auxiliando na compreensão da modalidade passou a ser o objetivo principal. A Gamificação pode ser uma alternativa significativa para a constituição de produtos voltados a educação esportiva. Assim sendo, foi desenvolvido um game chamado “Futsal Player”. Esta é uma pesquisa qualitativa, e a aplicação metodológica referendada em Schmitz (2005) contribui para o mapeamento e análise midiática sobre assuntos esportivos que deram suporte para a construção do game. A interpretação dos resultados acontece de maneira descritiva-analítica. O game foi validado numa turma de acadêmicos de uma Disciplina Complementar de Graduação (DCG) intitulada “O Ensino do Futsal Via Moodle” onde, de forma unânime, os alunos informaram que o game possui potencial de colaboração virtual, para a realização da movimentação real, trazendo atração e engajamento ao usuário. Uma ampliação na validação do game com um número (N) maior de participantes será objeto de apreciações futuras, considerando o momento pandêmico atual.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: