Aspectos de ergonomia cognitiva nas atividades de estudantes do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria durante a pandemia da Covid-19
Resumo
Aspectos relacionados à cognição e saúde mental veem cada vez mais sendo discutidos e
ganhando espaço de grande relevância nos mais diversos contextos da sociedade. Entretanto,
no meio acadêmico, principalmente quando se refere aos cursos de engenharia, existe certa
carência em estudos relacionados ao tema. Somado a isso, a Pandemia da Covid-19 fez instituir-
se a restrição social e consequentemente as aulas remotas, sendo o setor da educação uns dos
mais atingidos por esse cenário. Desta forma, este estudo teve como objetivo investigar os
aspectos relacionados à ergonomia cognitiva nas atividades dos estudantes do curso de
Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria durante a Pandemia da Covid-
19. Para tal, foram utilizadas ferramentas de análise de carga mental (método NASA-TLX) e
qualidade de vida (questionário WHOQOL-bref) referenciadas pela literatura relacionada a
Ergonomia Cognitiva. Como resultado, a média total da qualidade de vida foi de 62,08 (0 a
100), enquanto a média do índice de carga mental foi de 77%, concluindo assim que, os
estudantes apresentam uma qualidade de vida abaixo do esperado e índice de carga mental
elevado. Além disso, a partir dos resultados observados verificou-se que existe espaço para
continuidade de estudos relacionados ao tema no meio acadêmico e ainda propôs-se algumas
sugestões de melhoria de modo aprimorar a qualidade de vida e carga mental dos estudantes,
como por exemplo, a criação de canais de conexão entre alunos e professores e a adesão de
disciplinas voltadas a relações interpessoais ao Projeto Pedagógico do Curso.