Uma plataforma de jogos para introdução à programação paralela utilizando linguagem visual baseada em blocos
Resumen
Devido aos avanços das tecnologias digitais, sistemas multicore estão presentes em no-
tebooks, desktops e smartphones. Para obter melhor desempenho nesses dispositivos,
podem ser utilizadas abordagens de programação paralela. Em muitos cursos de compu-
tação, disciplinas de programação paralela são ofertadas após disciplinas de introdução
à programação. Com isso, o aluno é induzido a desenvolver programas sequenciais e a
implementar paralelismo em seu código apenas se houver posterior necessidade de oti-
mização. Entretanto, esse fluxo nem sempre é uma maneira eficaz de criar programas
eficientes em comparação ao desenvolvimento inicial de programas paralelos. Linguagens
baseadas em blocos vêm se popularizando como uma abordagem para introdução à pro-
gramação. Normalmente, essas ferramentas são apresentadas no formato de jogos e
tutoriais, com estruturas sequenciais e programação orientada a eventos. Este trabalho
apresenta BlocklyPar, um conjunto de três jogos para o ensino-aprendizagem de progra-
mação paralela utilizando programação visual com blocos, voltado a calouros de cursos
superiores de Computação. Cada jogo apresenta fases com níveis de dificuldade que
aumentam gradualmente, e cenários com contextos comuns ao dia-a-dia do público-alvo,
como ir à biblioteca ou à sala de aula. Através dos testes realizados notou-se que o Blockly-
Par tem potencial para instigar o pensamento paralelo em alunos de ensino superior com
diferentes níveis de conhecimento em programação, para que utilizem abordagens parale-
las naturalmente em suas aplicações. A plataforma está disponível para acesso online e
seu código está hospedado em um repositório público para continuidade do projeto.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: