Gerenciamento de rotina em uma associação hospitalar de médio porte
Abstract
Os hospitais são reconhecidamente organizações complexas, com administração
dificultosa e cara, que oferecem serviços com elevado grau de especificidade e que muitas
vezes torna mais trabalhoso o sistema de gestão. A variedade nos serviços oferecidos pelos
hospitais torna a supervisão e controle das atividades uma tarefa árdua. Assim, se faz
necessária uma maior capacitação na gestão hospitalar, preparando os diretores dos
mesmos para atuarem como articuladores dos diferentes fatores que influenciam as
atividades desenvolvidas pelo hospital, sejam eles internos ou externos. Tendo em vista
esta realidade, esta pesquisa-ação tem como objetivo analisar a viabilidade do uso de
ferramentas para gestão de rotina para melhoria dos resultados de uma organização
hospitalar de médio porte, identificando os problemas existentes por parte da direção da
associação, sugerindo ações baseadas no gerenciamento da rotina, implementando ações e
avaliando a satisfação do colaborador referente às ações implementadas. As ferramentas
implementadas têm como proposta organizar o dia a dia do trabalho da diretora
administrativa para que o seu trabalho se torne mais produtivo, eficiente e organizado.
Como resultado, o estudo trouxe a percepção de que as ferramentas implementadas ajudam
a organizar a rotina diária da colaboradora, trazendo benefícios para a associação
hospitalar, como melhor organização e planejamento da rotina e abrindo possibilidade de
continuação desta pesquisa.