Utilização de métodos exatos para a resolução do problema de marketing direto com oferta de produtos
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Wendt, João Francisco Mozzaquatro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O crescente aumento da competitividade exige cada vez mais uma maior eficiência
operacional e racionalização dos recursos empregados. Neste contexto, o emprego de
ferramentas de engenharia é essencial para que as empresas maximizem seus lucros e
garantam sua sobrevivência. Uma das áreas da engenharia de produção responsáveis por
essa otimização é a Pesquisa Operacional. Dentro desta área está inserido o problema de
marketing direto com oferta de produtos, que visa maximizar o lucro das organizações através
de um modelo matemático em que se tenham m produtos a serem ofertados a n clientes,
dadas as restrições de orçamento, custos e quantidades mínimas e máximas de ofertas. Este
estudo tem por objetivo resolver o problema de marketing direto com oferta de produtos
através de métodos exatos. O método de pesquisa se dá através da modelagem matemática
e abordagem de pesquisa operacional. Para a resolução do problema foram utilizadas
instâncias padrão disponíveis na literatura. O principal resultado deste trabalho são os valores
solução encontrados e tempos de execução do problema, que obtiveram resultados
significativos e permitem concluir que todas as instâncias do problema são solucionáveis
através de métodos exatos. É também relevante a contribuição do trabalho para as empresas
que buscam otimizar a sua tomada de decisão baseadas em dados, aumentando assim sua
eficácia.