A gestão escolar a partir da identificação do cronotipo dos alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Palmas -TO
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Data
2009-12-15Autor
Huaccho Júnior, Augusto Céspedes
Metadata
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Este estudo de caso teve como objetivo identificar o cronotipo dos alunos
matriculados no oitavo e nono anos do ensino fundamental de uma Escola Municipal de
Palmas- TO. Para tanto, aplicou-se o questionário de Horne e Östberg (1976), que nos
fornece a classificação em relação a matutinidade e vespertinidade seguindo o seguinte
escore: 16 a 33 - vespertino; 34 a 44 - vespertino moderado; 45 a 65 - indiferente; 66 a 76
- matutino moderado; 77 a 86 – matutino. Para análise estatística dos dados foi utilizado o
Softwer for Windows 2003, para classificação quanto gênero e turma dos alunos
participantes da amostra. Fizeram parte da amostra 121 adolescentes com faixa etária
média de 14,15 (± 0,88) estudantes do oitavo ano turmas (080) e (081) e nono ano turmas
(090) e (091) do ensino fundamental, sendo 64 do sexo feminino e 57 do sexo masculino.
Os resultados apresentados em torno do cronotipo dos alunos do oitavo e nono ano do
ensino fundamental, nos mostram uma variação, que precisa ser maior estuda. Desta
forma, refletir mais para a importância do conhecimento da cronobiologia sendo o
“cronotipo”, como um critério entre outros, a ser utilizado pela gestão para se matricular os
alunos em horários considerados ideais, sabendo-se que os estudos comprovam a
relação do cronotipo no desempenho escolar, passam a ser de suma importância quando da valorização e melhoria da qualidade do ensino e apredizagem.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]