Gestão educacional democrática voltada para a qualidade na educação: estudo de caso
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Data
2010-09-18Autor
Hoffmann, Claudete Diva Grellmann
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A presente pesquisa busca aprofundar os conhecimentos sobre a gestão
educacional da E.M.E.F. Santos Reis, localizada no município de Agudo, região
central do Estado. O enfoque é a materialização dos princípios de gestão
democrática (democracia, autonomia, participação) no cotidiano escolar na busca da
qualidade do ensino, uma vez que a escola ainda não atingiu os índices desejáveis
no seu IDEB e na aprovação dos seus alunos. O seu Projeto Pedagógico contempla
trabalhos voltados para o sucesso da aprendizagem dos alunos e está a escola
trabalhando para colocá-los em prática para minimizar os problemas apontados,
envolvendo, assim, a todos os segmentos da escola. Desenvolveu-se o trabalho na
perspectiva da metodologia qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso.
Utilizou-se a pesquisa documental, entrevistas e questionários aplicados a diretora,
professores e alunos da instituição para a coleta dos dados. Conclui-se que a
qualidade do ensino deve se traduzir na democratização do conhecimento para
todos, evidenciando a importância que assumem os professores neste processo, os
quais precisam ter consciência clara da concepção pedagógica que orienta a sua
prática educativa e do seu compromisso político com a construção de uma escola de
qualidade social.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]